Nota Fiscal Eletrônica será testada pela 1ª vez em loja de roupas

A governadora Rosalba Ciarlini participa nesta sexta-feira (03), às 15h, do primeiro teste do sistema de Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) em uma loja de roupas. O experimento acontecerá na loja Riachuelo, no Shopping Midway Mall, e dará continuidade à implantação do novo sistema no Estado. O método permite aos clientes receber a nota de compras associada a pagamento com cartão (TEF), com código de barras bidimensional, o QR Code. Isso possibilita que a descrição completa da nota seja consultada a qualquer momento por celular, utilizando-se um leitor de código de barras disponível gratuitamente na rede. Outra vantagem é que o consumidor pode arquivar as NFC-e em e-mails ou pen drives, por exemplo, o que dificulta a perda de dados e torna a relação de consumo mais seguro. 

De acordo com o Secretário de Tributação, José Airton da Silva, a iniciativa faz parte de um plano de ações voltado para aperfeiçoar os serviços prestados, diminuir a burocracia e criar um ambiente tributário mais ágil, seguro, transparente e amigável.

A rede de lojas Riachuelo é a segunda empresa a aderir ao projeto-piloto; a primeira foi a Miranda Computação, e a próxima é o posto-escola da Petrobras. O projeto experimental será concluído em julho de acordo com o cronograma nacional.

O Rio Grande do Norte é o pioneiro no Nordeste e o primeiro estado do Brasil adotar a NFC-e interligada ao TEF, ou seja, o cupom fiscal associado ao cartão de débito ou de crédito convencional. A ação faz parte de um projeto-piloto de implantação da NFC-e, em conjunto com os estados do Amazonas, Sergipe, Acre, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Na prática, a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor substitui a nota fiscal física e passa a ser uma informação compartilhada em tempo real com a Secretaria de Estado da Tributação.  

Deixar um comentário