Sesap confirma três casos de H1N1 somente este ano no RN, dos quais, dois já evoluíram para óbito

Deu no Jornal de Hoje

Homens e porcos são hospedeiros ideais do vírus H1N1. Foto: Divulgação

Homens e porcos são hospedeiros ideais do vírus H1N1. Foto: Divulgação

De janeiro até junho deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou três casos de pacientes infectados pelo vírus Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. Destes, dois foram a óbito. As vítimas são dois homens, um de 62 anos e outro de 38 anos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10), pela Sesap. O primeiro foi internado em Natal no dia 29 de abril e morreu no dia 14 de maio. Segundo informações do hospital, o paciente já havia apresentado outros problemas de saúde e estava em tratamento quimioterápico. O segundo caso foi registrado em Mossoró, na região Oeste. O paciente foi hospitalizado no dia 23 de maio e morreu três dias depois. Além dos dois casos confirmados, outro caso também foi positivo, mas inconclusivo para a linhagem suína. Quatro casos foram descartados e outros cinco casos estão em investigação.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Cruz, a campanha de vacinação ocorre entre os meses de abril e maio devido à alta incidência de doenças respiratórias nesse período. “Geralmente em junho ocorre à elevação dos casos de doenças respiratórias. Por isso, é importante a população estar imunizada por período anual”, afirmou Solange.
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da gripe A (H1N1) são os mesmos da gripe comum: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Nos casos graves da doença, a pessoa apresenta febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória.

A principal forma de transmissão da gripe suína acontece pelo ar (por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas) e o seu diagnóstico é comprovado por meio de exame laboratorial. Além de medidas de higiene, uma forma de prevenção contra doença é tomar a vacina.

Entre os dias 9 de janeiro e 5 de junho, o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA), responsável pelos laudos, emitiu 72 laudos de casos suspeitos para Influenza A no Rio Grande do Norte. Além dos três casos positivos para o H1N1, outros 14 apontaram positivo para outros vírus respiratórios e 55 foram negativos. Leia mais http://jornaldehoje.com.br/sesap-confirma-tres-casos-de-h1n1-somente-este-ano-no-rn-dos-quais-dois-ja-foram-a-obito/

 

Deixar um comentário