Papa Francisco a caminho do Rio de Janeiro

O avião que traz o pontífice ao Brasil, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o comando da Igreja Católica, partiu de Roma às 3h55 (no horário de Brasília) e deve chegar no Galeão às 16h

O papa Francisco embarca para a viagem ao Brasil, nesta segunda-feira, no Aerporto Fiumicino, em Roma (Foto: Riccardo De Luca/AP)

O avião que traz o papa Francisco de Roma para o Rio de Janeiro decolou do Aeroporto Internacional de Roma – o Aeroporto de Fiumicino – às 8h55 (horário local, 3h55 de Brasília) desta segunda-feira (22). O Airbus 330 da Alitalia deve pousar no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, às 16h. O papa vem ao Brasil para 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), compromisso que já estava agendado para o pontífice anterior, Bento XVI.

>>Papa Francisco deve quebrar protocolos em sua primeira viagem internacional

Francisco subiu ao avião levando como bagagem de mão uma maleta preta de viagem. Ele voa acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone; do Substituto (“número três” do Vaticano) da Secretaria de Estado, o arcebispo Giovanni Angelo Becciu; dos cardeais Marc Oullet, canadense, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, e João Braz de Aviz, brasileiro, prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Também estão no voo o mestre de cerimônias pontifícias, Guido Marini; o médico pessoal de Francisco, Patrizio Polisca; o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri; membros da segurança do Vaticano e mais de meia centena de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

Uma vez no Brasil se unirão ao séquito papal o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o cardeal presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis; o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, do qual dependem as JMJs; e o núncio, Giovanni D’Aniello.

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, recebeu o papa Francisco no aeroporto.

Francisco ficará no Brasil até o próximo domingo. Ele tem apenas um compromisso previsto fora do Rio de Janeiro: na quarta-feira, irá ao Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba paulista.

Fonte:Revista Época

Deixar um comentário