Autoridades abrem Jogos Escolares da Juventude de Natal

Abertura dos jogos Escolares da Juventude fot Ivanizio ramos25

Abertura dos jogos Escolares da Juventude fot Ivanizio ramos15

Na noite desta quinta-feira (05), foram abertos oficialmente os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos. A cerimônia de abertura foi realizada no ginásio Nélio Dias, na zona Norte, e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário de Esportes e Lazer de Natal, Luiz Eduardo Machado, Edgar Huber, do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras autoridades. Os jogos são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e nessa edição reunirá cerca de cinco mil alunos-atletas de todo o país.

Abertura começou com a apresentação do espetáculo “Gonzagando”, da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). Dançarinos fizeram uma homenagem ao músico Luiz Gonzaga, dançando suas músicas e fazendo uma fusão entre as danças contemporâneas, típicas da Cia, e as populares, ligadas e desenvolvidas através dos ritmos incorporados à cultura pelo Rei do Baião.

O mestre de cerimônia, o ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, campeão olímpico de 1992, fez a apresentação das delegações – 26 estados, Distrito Federal e Natal – e após entoação do Hino Nacional, deu prosseguimento à solenidade com os juramentos do atleta e do árbitro.

A governadora declarou abertos os Jogos Escolares da Juventude enfatizando a importância do esporte na vida de cada um e declarando que “não há maior autoridade presente no ginásio hoje do que a juventude representada por todos vocês. O espírito de competição deve permanecer, mas também espero que vocês criem laços e amizades através do esporte”.

Na abertura, o ministro Aldo Rebelo declarou: “Espero que vocês sejam felizes nestes jogos escolares. Que eles sirvam de aprendizado para o esporte, para a convivência e, sobretudo, para a vida. Contem conosco porque o Brasil continuará ajudando a formar novos atletas”.

Um dos momentos mais aguardados por todos foi o acendimento da Pira. Após o revezamento da tocha, a medalhista olímpica Mayra Aguiar (Judô) acendeu a chama e abriu oficialmente os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013.

Deixar um comentário