RN:Plano Nacional de resíduos sólidos na 4ª Conferência do Meio Ambiente

Governadora prestigia evento do Idema - Elisa Elsie

Governadora prestigia evento do Idema - Elisa Elsie  (1)

Governadora prestigia evento do Idema – Fotos:Elisa Elsie

Vinte propostas de melhoria do meio ambiente, focadas no manejo e destinação dos resíduos sólidos, sairão da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, uma realização do Governo do Estado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). A Governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de abertura, que aconteceu nesta manhã (03), no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

A Conferência Estadual é precedida por pequenas conferências, ocorridas em seis regiões do RN e em sintonia com o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Cada um dos 300 delegados municipais, entre poder público, empresariado e sociedade civil, levantou questionamentos relacionados à sua realidade, para serem levados à discussão neste evento de hoje. Entre as 120 ideias propostas anteriormente pelos delegados, 20 ações essenciais serão eleitas para serem propostas na Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Estavam presentes na solenidade, o secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Leonardo Rêgo, o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes, o deputado estadual, Fernando Mineiro, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meireles, além de técnicos, estudiosos, gestores, delegados regionais do meio ambiente, empresários e representantes do judiciário, trabalhadores e sociedade civil.

Segundo Mariana Meireles, a coordenadora da Conferência Nacional, essa é uma grande oportunidade para o Brasil: “é admirável ver essa mobilização e articulação aqui no Rio Grande do Norte. As conferências podem sim gerar uma vida mais sustentável, basta que organizemos a cadeia e a produção sustentável, com a troca de ideias e novas sugestões”.

Rosalba Ciarlini enfatizou a importância do encontro, que reúne diversos setores da sociedade, “que integrados podem realmente mudar o futuro do nosso planeta”. Ainda segundo a chefe do executivo estadual, a saúde depende diretamente da qualidade do nosso meio ambiente: “a nossa consciência ambiental é peça chave para a melhoria da natureza, queremos aqui que cada um de vocês potencializem essas ideias para que o resultado possa acontecer no futuro. Foi pensando assim, que me preocupei com o esgotamento e saneamento das cidades”, disse a governadora.

O evento estabelecerá uma rede de parcerias dentro do Estado do Rio Grande do Norte e proporcionará uma grande troca de experiências entre os envolvidos, que discutirão o problema mundial acerca do manejo dos resíduos sólidos. O evento acontece até amanhã (04), no Hotel Praiamar.

Deixar um comentário