Cedec destaca o trabalho das coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc vem trabalhando para que todos os municípios do Rio Grande do Norte criem a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil -Compedec.

A Compedec é o órgão municipal responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município.

De acordo com o coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten Cel BM Josenildo Acioli, “É de grande importância a criação da Compedec porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada e preparada, e orientada sobre o que fazer e como fazer”.

A Compedec de Apodi vem se destacando e realizando um trabalho de prevenção e preparação de desastres partindo de um novo conceito de gestão da redução de riscos e desastres, em que a população é preparada para conhecer o risco e prevenir desastres, se necessário, agir em situações de perigo, iniciou no mês de outubro a instalação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) nas quatro regiões distintas que caracteriza o município, Pedra, Areia, Vale e Chapada.

A Equipe da Defesa Civil está realizando encontros comunitários de preparação da população para instalação desses NUDECs, a proposta é criar no município vários núcleos onde possam desenvolver na comunidade uma postura ativa diante do risco, ou seja, saber prevenir e tomar as primeiras medidas de socorro.

“Até o final do mês teremos todos os Núcleos previstos estrategicamente para os municípios instalados e em funcionamento”. Finalizou Jerlândio Moreira, Coordenador Municipal de Defesa Civil.

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil “É preciso que a comunidade participe das atividades de defesa civil no município, organizando-se em Núcleos de Defesa Civil – NUDEC que irão auxiliar a Compedec, desde o planejamento até a execução das ações de defesa civil.”

Deixar um comentário