Política & Políticos – por Lenilson Costa

CELEBRAÇÃO EM NATAL

Wilma e Rosalba prestigiam encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação

wilma-rosalba-procissao

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), prestigiaram hoje, 21, o encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. A celebração foi conduzida pelo arcebispo metropolitano, dom, Jaime Vieira Rocha.

Ricardo Motta afirma que o Impeachment de Rosalba será votado

Presidente afirma que gestão do DEM chegou a esta situação por não conversar com demais poderes

jyjtyj-300x300

O Governo do Estado chegou a mais de 70% de desaprovação popular ainda no segundo ano de mandato da governadora Rosalba Ciarlini. Contudo, a situação difícil só se agravou este ano, quando a crise atingiu também a relação do Executivo com o Judiciário, o Legislativo e os órgãos auxiliares – Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. E por que tanta dificuldade? Pela falta de diálogo, conforme apontou o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, do PROS.

A crise, por sinal, causou uma crise administrativa que acabou dando origem a denúncia popular feita na Assembleia Legislativa contra a administração de Rosalba Ciarlini, por crime de responsabilidade, devido ao descumprimento do Executivo com suas funções sociais e pagamento de fornecedores. A matéria, que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, vai ser votada em plenário, garante Ricardo Motta.

PRB DE NATAL

Abraão Lincoln destitui Raniere do PRB e é acusado de perseguição

YTJJT-300x300

Foto: DivulgaçãoVereador natalense critica decisão da cúpula e admite deixar a legenda

– Abraão Lincoln preside o PRB no RN e a Confederação Nacional de Pescadores 

O presidente do diretório estadual do PRB no Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, que preside a Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), destituiu o diretório municipal do PRB em Natal, alijando da função de presidente o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal, vereador licenciado Raniere Barbosa. Abraão Lincoln, que também é vice-presidente da Força Sindical Nacional, enviou ofício eletrônico ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializando a mudança. Ele nomeou o pastor Valdir Trindade, atual suplente de deputado estadual e que já presidiu o PRB, para presidir a legenda em Natal, tendo como vice o vereador Junior Grafith.

ROMPIMENTO

PR deixa governo Rosalba nesta sexta-feira (22)

Caravanas republicanas de todo o Rio Grande do Norte são aguardadas nesta sexta-feira (22), a partir das 9 horas para o Encontro Estadual do PR. O evento será no Versailles Recepções do bairro Cidade Jardim, localizado na Rua Coronel Milton Freire, 2919 em Natal.

Na oportunidade o Núcleo Estadual de Decisões do PR irá decidir junto aos seus filiados e correligionários as diretrizes para 2014. O encontro será comandado pelo presidente estadual da legenda, deputado federal João Maia, e contará com as presenças do deputado estadual George Soares, prefeito, vices, vereadores, lideranças e filiados do PR de todas as regiões do Estado.

Presidente do PR reúne executiva antes do Encontro Estadual

reuniao_executiva_pr_002

O presidente estadual do Partido da República – PR, deputado federal João Maia, esteve reunido no início da noite desta quinta-feira (21), em sua residência, com membros da executiva do partido. Em pauta assuntos que darão a tônica no Encontro Estadual do PR, marcado para amanhã no Versailles de Cidade Jardim, em Natal, a partir das 9h da manhã.

Presentes a reunião o deputado estadual George Soares, os prefeitos Jaime Calado, Vilton Cunha e Antônio Peixoto, os ex-prefeitos Paulo Emídio, Valmir Rodrigues e Miguel Teixeira, além da Presidente do PR Mulher, Shirley Targino, entre outros. A reunião serviu também para reafirmar a importância que o partido tem em todas as regiões do Estado. Lideranças do PR de todo o Rio Grande do Norte confirmaram presença no encontro desta sexta.

FEDERAL

Jácome disputará vaga na Câmara Federal e o filho Jacó na Assembleia

z215

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) realizou na manhã desta quinta-feira (21) a convenção estadual do partido. No evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foram definidas as metas da legenda para 2014, que é de ampliar a presença na Assembleia Legislativa e conquistar uma vaga na Câmara Federal.

“O PMN, em 2010, elegeu o deputado mais bem votado do Rio Grande do Norte. Em 2012, tivemos um crescimento em Natal, elegendo o vereador Jacó Jácome, formando mais de 50 vereadores em todo o Estado. Isso mostra que podemos crescer ainda mais em 2014 elegendo um deputado federal e ampliando a nossa presença na Assembleia Legislativa”, disse o deputado e presidente estadual do PMN, Antônio Jácome.

Deputado mais bem votado do Estado em 2010, com 55 mil votos, Antônio Jácome é o nome do partido para disputar uma vaga para a Câmara Federal em 2014. “Vamos buscar partidos com estatura semelhantes a do PMN para elegermos um deputado federal e ampliarmos a nossa presença na Assembleia. O Brasil vive um novo contexto político e é nosso objetivo também fortalecer os quadros que já existem e criar novos quadros, que estejam alinhados com esse novo momento do país”, afirmou o vereador Jacó Jácome, que será um dos candidatos do PMN a deputado estadual.

GESTÃO

Vereadores do PSD lembram que merenda da gestão Jurandir Marinho era referenciada até pelo Jornal Nacional

A bancada do Partido Social Democrático (PSD) de Canguaretama, composta pelos vereadores João Paulo Pessoa, Luciano Mousinho e José Augusto Targino, lembrou hoje (21), no plenário da Câmara Municipal, que a merenda escolar ofertada durante a gestão do ex-prefeito Jurandir Marinho, objeto de recente decisão do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, se tornou uma referência no Estado e foi, inclusive, destaque na grande imprensa, a exemplo de matéria veiculada no Jornal Nacional, da TV Globo, no ano de 2004.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Paulo Pessoa, registrou que “o trabalho realizado naquele período foi copiado em outros municípios e ganhou espaço nas mídias local e nacional”. Já o vereador Luciano Júnior observou que as ações na merenda quadriplicaram o número de estudantes em salas de aula entre os anos de 1996 e 2004. José Augusto citou trechos de matéria de 2003 do extinto Diário de Natal intitulada “Educação avançou em Canguaretama”, na qual, assim como na do Jornal Nacional, são apontadas as estratégias adotadas por Jurandir, incluindo na qualidade da merenda, para melhorar os indicadores educacionais do município.

A assessoria jurídica do ex-prefeito já recorreu da decisão.

POSSE

Ministro Marco Aurélio toma posse como presidente do TSE

image_destaque_interno (1)

O ministro Marco Aurélio tomou posse no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (19) no Plenário do Tribunal, em Brasília-DF. Essa é a terceira vez que o ministro Marco Aurélio é empossado no cargo, fato inédito no Tribunal. Ele já exerceu o cargo de junho de 1996 a junho de 1997 e de maio de 2006 a maio de 2008, quando coordenou as eleições municipais de 1996 e presidenciais de 2006. Na mesma sessão, o ministro Dias Toffoli foi empossado como vice-presidente do TSE.

O ministro Marco Aurélio foi eleito para a Presidência do TSE na sessão administrativa de 8 de outubro deste ano. Ele tomou posse como ministro efetivo do Tribunal no dia 13 de maio de 2010, em seu primeiro biênio. Na ocasião, já ocupava o cargo de ministro substituto na Corte. Atualmente, o  ministro Marco Aurélio exerce seu segundo biênio como ministro efetivo do TSE.

ELEIÇÕES

Novas eleições serão realizadas no dia 1º de dezembro em 11 municípios

No dia 1º de dezembro, eleitores de 11 cidades de oito Estados do país voltarão às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Os pleitos serão realizados nos seguintes municípios: Palestina, em Alagoas; Tarrafas, no Ceará; Pires do Rio, em Goiás; Água Boa, Montezuma e Santa Helena de Minas, em Minas Gerais; Água Azul do Norte, no Pará; Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte; Colinas, no Rio Grande do Sul; e Descalvado e Santana do Parnaíba, em São Paulo.

Em todas essas cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado. De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Prefeito de Cabedelo, PB, renuncia e vice toma posse

Luceninha (PMDB) renunciou ao cargo ainda nesta quarta-feira (20).

Leto Viana (PMDB) tomou posse em sessão extraordinária na Câmara.

Krystine Carneiro – Do G1 PB

José Maria de Lucena Filho, mais conhecido como Luceninha (PMDB), renunciou ao cargo de prefeito de Cabedelo, cidade litorânea da Grande João Pessoa, nesta quarta-feira (20). Ainda nesta quarta, no fim da tarde, o então vice-prefeito, Wellington Viana França, conhecido como Leto (PMDB), tomou posse no principal cargo do executivo municipal em uma sessão extraordinária, na Câmara Municipal de Cabedelo. A sessão foi convocada pelo presidente da Casa, Lucas Santino (PHS).

Com a Câmara de Vereadores lotada, Leto Viana falou rapidamente durante a cerimônia de posse. Ele agradeceu aos presentes e prometeu corresponder às expectativas da população. Luceninha não esteve presente na solenidade.

Luceninha renunciou ao cargo nesta quarta-feira (20). Ele encaminhou uma carta ao presidente da Câmara Municipal, Lucas Santino, a quem comunicou que estava abrindo mão da administração da cidade. Ele também enviou cartas de renúncia à Justiça Eleitoral, ao Ministério Público e à Justiça Comum.

Deixar um comentário