A cada dez carros levados, em oito, ladrão usa da violência

Os roubos de veículos em que o ladrão faz contato direto com as vítimas e em alguns casos recorrem à violência, como os que resultaram na morte de duas pessoas e ferimentos graves em outras duas em São José do Mipibu e Parnamirim, na noite de ontem, já se tornaram rotina na Região Metropolitana de Natal (RMN). Esse tipo tipo de crime (quando o ladrão recorre ao uso da força mediante, inclusive, ameaças às vítimas com armas brancas ou de fogo) já supera em 4,6 vezes o de furto, situação em que o bem é levado sem a presença do dono. Isso significa dizer que a cada dez veículos subtraídos de seus donos, pelo menos, em oito casos os bandidos usam da violência.

Magnus NascimentoDos 335 carros levados na Grande Natal em janeiro deste ano, 60 foram por furto e 275 por roubos. Índice de recuperação supera 66%Dos 335 carros levados na Grande Natal em janeiro deste ano, 60 foram por furto e 275 por roubos. Índice de
recuperação supera 66%

Os dados são da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), que fica situada em  Nova Descoberta. Segundo o delegado da Deprov, Gutemberg Medeiros,  em janeiro deste ano dos 335 veículos levados na Grande Natal, incluindo motocicletas, automóveis, utilitários e caminhões, 60 foram alvos de furtos e 275 de roubos.

Desse total, o delegado Gutemberg Medeiros disse que o maior número de ocorrências (149) referem-se a motos, o que corresponde a 44,5% do total de veículos furtados e roubados. Outro dado da Deprov é de que em comparação a janeiro de 2013, o número de furtos e roubos de veículos cresceu 12,42%, passando de 298 ocorrências para 335.

Segundo Medeiros, no ano passado a Deprov registrou 3.222 Boletins de Ocorrência (BOs) relacionados ao roubos e furtos de veículos, mas apesar desse número que pode ser considerado alarmante, ele informou um dado até certo ponto alentador para as vítimas – o índice médio de recuperação dos veículos chegou a 52% em 2013 e, no primeiro mês deste ano, o percentual foi a 66,87%.

Para o delegado da Deprov, essa diferença de 215 veículos roubados a mais em relação ao de veículos furtados, deve-se ao fato de que, hoje, o ladrão não encontra mais facilidades para abrir e levar um carro que está estacionado numa rua sem que o proprietário dele se dê conta. Antigamente o ladrão fazia uma ligação direta e saia com o carro. “Os carros mais novos têm chaves de ignição decodificadas, fica mais difícil furtar o veículo”, afirma o delegado.

O ladrão, segundo o delegado, só consegue levar um carro se surpreender o motorista que vai desembarcando, saindo ou entrando no veículo, situação em que a chave está na ignição ou com o motorista. Gutemberg Medeiros aconselha às vítimas, nesses casos de crimes de roubos de veículos, a não reagir, diante do considerável índice de recuperação do bem. “Não quero dizer que o carro vem sempre intacto, sem nenhum problema, às vezes falta um pneu, o som, mas o carro foi  recuperado”.

Dicas de segurança
< Ao chegar ou sair de casa, e quando  for estacionar o carro em outro local, avalie a área e se vir algo suspeito, como pessoas em moto, avise a alguém de casa que está chegando ou pare num posto de combustível, ou delegacia para evitar a abordagem.

< Evite deixar à mostra celulares, notebooks e outros objetos no interior do carro.

< Procure estacionar em área de grande fluxo de pessoas e não em local ermo.

< Evite ficar parado dentro do carro, com vidros abertos e portas destravadas. O ideal é entrar no carro e demorar o mínimo possível para se deslocar.

< Evite semáforos considerados críticos ou onde os trechos não sejam bem iluminados. Ao parar diante de um semáforo, preste atenção ao movimento e mantenha os  vidros fechados, principalmente à noite.

Fonte:Tribuna do Norte

Deixar um comentário