Henrique Alves: ‘Novo porto do Estado foi viabilizado por atuação de Rogério Marinho’

PortoMagueReuniao

A cidade de Porto do Mangue receberá o primeiro terminal marítimo privado do Rio Grande do Norte. Em solenidade realizada nesta sexta-feira (31) no município, o projeto foi anunciado pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, que enfatizou a participação do ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, para transformar a obra em realidade.

“Esse projeto só vai sair – e vai sair – porque você, Rogério, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento e tomou esse projeto como desafio maior. Outras coisas você fez, mas a principal delas foi você viabilizar esse sonho acalentado há tantos anos pelo Rio Grande do Norte, de ter um novo porto, que nos dê condições de competitividade, pela logística, com Pecém e Suape”, disse o peemedebista.

Já Rogério, lembrou durante seu discurso que, devido a falta de um terminal como o planejado para a cidade, foi que o Estado perdeu uma refinaria de petróleo, uma siderúrgica e uma montadora de automóveis. O ex-secretário ainda enfatizou que o novo porto terá potencial para receber os maiores navios do mundo.

“Essa obra vai impactar a região e todo o Rio Grande do Norte. Não tenho dúvidas de que Porto do Mangue será no futuro um dos municípios mais importantes do estado”, disse Rogério, que trabalhou no projeto do novo porto potiguar desde o início de sua passagem pela Sedec em 2013.

Ainda durante o evento, Henrique convocou a classe política potiguar a se unir em defesa dos interesses do RN, utilizando como exemplo os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, onde seus representantes lutaram juntos por grandes obras.

Porto do Mangue receberá o novo porto por apresentar a facilidade natural de um calado (profundidade) para atracação de navios de até 15 metros de profundidade e proximidade com os maiores produtores de calcário do RN. O edital de concorrência para a construção de um terminal terá audiência pública no dia 15 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Porto do Mangue.

Além de Henrique e Rogério, também estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, os deputados estaduais George Soares e Leonardo Nogueira, o prefeito do município Francisco Gomes, o Titico, e o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da FIERN Flávio Azevedo, além de prefeitos e vereadores da região. O secretário Sílvio Torquato representou a governadora Rosalba Ciarlini.

A reunião terminou com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a FIERN e a prefeitura municipal para implantação do tão sonhado porto graneleiro, além do agendamento de uma audiência pública para aprofundamento do tema no dia 15 de fevereiro.

Deixar um comentário