Decisão do STF faz oposição cobrar imediata instalação da CPI

Foto: Agência Democratas/Sidney Lins

agripino entrevista

Em entrevista coletiva à imprensa no final da manhã desta quinta-feira (24), os presidentes do DEM e do PSDB, senadores José Agripino (RN) e Aécio Neves (MG) comentaram a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de que seja instalada imediatamente a comissão parlamentar de inquérito (CPI) exclusiva para investigar denúncias na Petrobras.

Para o democrata, a decisão da ministra esclarece qualquer duvida jurídica e a instalação da CPI se impõe.  “Nesse momento, o que se impõe é a instalação da CPI. A decisão da ministra dá um recado aos presunçosos que ousam fazer das leis instrumentos dos seus próprios interesses. Não são os partidos de oposição, é a sociedade brasileira que quer passar a Petrobras a limpo”, declarou Agripino.

Já o presidente tucano, disse aos jornalistas que a CPI está pronta para ser instalada e cabe ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) solicitar as indicações dos partidos para compor a comissão. “Essa decisão preserva o direito sagrado das oposições. Cabe ao presidente do Senado, ainda hoje, solicitar aos partidos as indicações daqueles que irão compor a CPI, imediatamente, garantir a instalação”, ressaltou Aécio, reconhecendo que o governo tem maioria na Casa, mas argumentando que na CPI o debate democrático é legitimo.

Antes da coletiva, os lideres se reuniram com parlamentares da Câmara e do Senado, entre eles: os senadores Pedro Simon (PMDB/RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), Álvaro Dias (PSDB/PR) , Aloysio Nunes (PSDB/SP) e os deputados Mendonça Filho (DEM/PE) e Ronaldo Caiado (DEM/GO).

Deixar um comentário