Na TV, FHC liga ‘juventude’ de Aécio ao ‘futuro’

Os brasileiros serão submetidos a uma novidade na noite deste sábado (12). Vai ao ar em rede nacional de rádio e televisão um comercial do PSDB estrelado por Fernando Henrique Cardoso. Espanto! Pasmo!! Estupefação!!! São raras as aparições de FHC em propagandas do PSDB federal. A última acontecera no ano em 2011. Uma participação como essa, em pleno ano de sucessão presidencial, é algo que não se via desde que FHC deixou o Planalto, em 2002.

A peça que resgata FHC do ‘exílio’ político que o tucanato lhe impunha há 12 anos tem 30 segundos. Nela, o ex-presidente tenta vincular a juventude de Aécio Neves, 54, à rapaziada que desceu ao asfalto em junho de 2013: “Os brasileiros nas ruas deixaram bem claro o seguinte: se a política não mudar, o país também não vai mudar. É hora de dar lugar a uma nova geração.”

Na sequência, FHC faz uma ginástica retórica para vender Aécio como alternativa presidencial sem infringir a lei, que proíbe propaganda eleitoral nessa fase do jogo. Ele diz que Aécio preside o PSDB “não só porque é jovem.” E arremata: “Aécio governou Minas e foi escolhido várias vezes o melhor governador do Brasil. O país quer gente assim: capaz e com coragem pra mudar as coisas. É isso que me dá esperança no futuro do Brasil.”

A devolução dos refletores partidários a FHC tem um quê de expiação histórica da legenda. Depois de amargar três derrotas presidenciais –2002, 2006 e 2010— o tucanato se deu conta de que o confinamento de FHC no armário foi um erro. A contrição tardia chega como um reconhecimento de que a vergonha de um passado que inclui coisas como o Plano Real ajudou a compor o enredo das derrotas. Ora, se nem o partido se orgulhava do que fez, por que o eleitor se animaria a recolocar na Presidência um tucano?

Fonte:Blog do Josias de Souza

Deixar um comentário