Defesa Civil Estadual promove Curso de Capacitação Pluviômetros nas Comunidades

A Coordenadoria Estadual de Proteção e de Defesa Civil – Cedec é um órgão Secretária de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc, promove na próxima quarta-feira (7), o ‘Curso de Capacitação do Projeto Pluviômetros nas Comunidades’. O evento ocorrerá às 9h, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CBMRN), na Avenida Prudente de Morais nº 2410, Barro Vermelho, Natal-RN.

O Curso é uma parceria da CEDEC-RN com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional – MI.

Os municípios convidados a participar do curso são: Mossoró e Canguaretama, do Estado do Rio Grande do Norte e Caucaia e Reriutaba, do Estado do Ceará, com aproximadamente 20 (vinte) participantes.

O projeto “Pluviômetros nas Comunidades” visa introduzir a cultura de percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. Para tanto, prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco de deslizamentos e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas.

O programa é conduzido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI em parceria com entidades públicas ou organizações sem fins lucrativos que atuem ativamente em prevenção de riscos.

De acordo com o coordenador Estadual de Proteção Defesa Civil, Ten. Cel. BM Josenildo Acioli, “Esperamos contribuir para a preparação das comunidades e incentivar o incremento da percepção de risco de desastres em todos os municípios”.

Deixar um comentário