Imprensa nacional destaca “guerra” entre Agripino e a governadora Rosalba no DEM

Para ter apoio da sigla, segundo revista Época, governadora acusará senador de tentar afundar o Democratas

Deu no Portal JH

Pit Stop - Agripino e Rosalba 01

Contra Rosalba Ciarlini, o peso da desaprovação superior a 70% e das condenações na Justiça Eleitoral. A favor, o fato de ser a única governadora do DEM no País. E é este argumento principalmente que a chefe do Executivo Estadual levará na reunião marcada do partido marcada para esta segunda-feira, com a tentativa de convencer a sigla de que ela ainda deve disputar a reeleição pelo Governo do Estado. E o presidente nacional democrata, José Agripino, ainda será acusado de afundar o partido se não quiser tal candidatura.

Pelo menos, é isso que aponta o site da Revista Época, em texto assinado pelo jornalista Murilo Ramos, mostrando que a disputa interna do DEM no Rio Grande do Norte ganhou o noticiário nacional. “Agripino quer evitar que Rosalba tente a reeleição. Na próxima reunião do DEM, dirá que a popularidade de Rosalba está no subsolo e que ela corre o risco de se tornar inelegível em razão de processos na Justiça Eleitoral”, escreveu o jornalista.

“Rosalba acusará Agripino de afundar o DEM, já que é ela a única governadora do partido. Rosalba dirá que Agripino quer ajudar o candidato do PMDB, Henrique Alves, a derrotá-la nas urnas”, acrescentou Murilo Ramos, ressaltando qual será, em resposta, a estratégia rosalbista.

Ao falar da condição de “guerra”, inclusive, Murilo Ramos relembra a relação próxima dos dois “principais nomes do DEM são seu presidente, senador Agripino Maia, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que ele ajudou a eleger. Agora, os dois estão em campos opostos”.

Não foi por acaso que o DEM no Rio Grande do Norte virou notícia nacional. O RN é um dos únicos estados onde o antigo PFL ainda tem certa popularidade e, conforme a própria Rosalba tem sustentado, “apresentado tradicionalmente candidatos em chapas majoritárias”. Tem um governador (o único, ressalta-se) e tinha dois senadores (a própria Rosalba era senadora antes de assumir o Governo).

O presidente nacional da sigla, no entanto, acha que o melhor é Rosalba não ser candidata. Melhor, para a sigla, é apoiar a candidatura de Henrique Alves, do PMDB, um “aliado histórico”, segundo Agripino, mas que recentemente deixou a base aliada do Governo do DEM reclamando que a gestão não dialoga e é centralizadora e fechada.

Mesmo diante dessas críticas ao único governo do partido, Agripino acredita que engolir o orgulho e apoiar o PMDB é melhor do que arriscar numa candidatura de Rosalba e ainda dificultar, consideravelmente, a reeleição dos deputados estaduais e federal da sigla – dentre eles, o parlamentar federal Felipe Maia, filho do senador.

Por meio de uma aliança com o PMDB, o DEM conseguiria uma aliança mais ampla e, consequentemente, elegeria mais facilmente seus parlamentares. Se apoiar Rosalba, reduzirá as possibilidades de coligação a uma composta apenas por DEM e PP, que talvez não conseguisse coeficiente eleitoral para eleger nem mesmo um parlamentar para a Assembleia Legislativa.

REUNIÃO

A decisão sobre quem está certo, Agripino ou Rosalba, será tomada, provavelmente, nesta segunda-feria, quando seu diretório se reunirá para analisar a proposta do senador – de apoiar o PMDB, partido com o qual ele já se comprometeu a apoiar, segundo revelou Henrique Alves nos bastidores políticos do RN.

Na nomes do DEM com poder de voto (e de decisão sobre o futuro do DEM), Rosalba Ciarlini estaria com a vantagem, com mais nomes aliados e com intenção de encampar a candidatura dela. Dentre eles, inclusive, Ruth Ciarlini (irmã dela); Getúlio Rêgo (deputado estadual) e Ney Lopes pai e Júnior.

LISTA DE VOTANTES NO DEM

Senador José Agripino

Governadora Rosalba Ciarlini

Deputado federal Felipe Maia

Deputados estaduais José Adécio, Getulio Rego e Leonardo Nogueira

Ney Lopes de Souza

Augusto Carlos Viveiros

Carlos Augusto Rosado

Ruth Ciarlini

Verônica dos Santos

Anita Maia

José Bezerra Junior (Ximbica)

Leonardo Rego

Alberone Neri de Lima – prefeito de Encanto

Raimundo Marcelino Borges (Novinho, prefeito de Cerro Corá)

Concessa Araujo (ex-prefeita de Ipueira)

Claudia Regina

Auri Simplicio

Dinarte Diniz

Sonali Rosado,

Américo Godeiro

Fátima Lapenda

Gustavo Costa

Ney Lopes Junior

Neide Sueli Costa

Geraldo Gomes

Marcelo Cunha Lima

Ariosvaldo Targino (Vavá de João Câmara)

Odileia Costa

Maria José Gurgel da Costa

Jorge Alberto Madruga

Cassiano Arruda Câmara

Manoel Pereira dos Santos

Abelírio Rocha

Luiz Arnaud Flor

Carlos de Menezes Lira

Manoel de Medeiros Brito

João Batista Machado

Lúcio Teixeira dos Santos

João Batista de Paiva

Fátima Moreira, secretária da governadora

Genibaldo Barros

Demétrio Torres

Marcílio Carrilho

João Augusto da Cunha Melo

Eduardo Melo

Francisco Rodrigues de Araújo, ex-prefeito de Galinhos

Manoel Mário de Oliveira

Ione Salem

Hugo Freire Pinto

Isabela Barbalho Veloso Freire

Antônio José Meira e Sá Bezerra

Moacir Potiguar Júnior

Deixar um comentário