CONTÉM:Pasta de dente: açúcar, soda cáustica e laxante

Apesar disso, os ingredientes da sua pasta de dentes não engordam, não queimam e não o levam para o banheiro. A não ser que você coma alguns tubos por dia

ADOÇA – Sorbitol
Um tipo de açúcar que não é fermentável pelas bactérias. Por isso adoça cremes dentais sem risco de provocar cárie. Como também não é digerido por humanos, ele é muito comum em produtos diet. Mas cuidado: se consumido em doses maiores que 50 gramas, tem ação laxante. Tanto que é o ingrediente ativo de muitos supositórios.

TIRA GORDURA – Lauril Sulfato de Sódio

É o detergente usado no seu xampu. Além de tirar a gordura, ele faz muita espuma, ajudando no efeito psicológico da limpeza.

FORTALECE – Flúor
Havia uma cidade nos EUA em que ninguém tinha cáries. Então descobriram que a água de lá era rica em fluoreto. A conclusão: flúor fortalece os dentes. Ninguém sabe se a cidade existiu, mas o fato é que esse ingrediente deixa mesmo o esmalte dentário mais resistente aos ácidos das bactérias, que causam as cáries. E, sim, há flúor na água da torneira, mas não o suficiente para fazer efeito (na pasta ele funciona).

MATA – Triclosan
Antisséptico que protege os dentes da placa bacteriana, aquelas machas esbranquiçadas que aparecem junto às gengivas e que nada mais são que acúmulo de bactérias. Também é bastante usado em sabonetes e desodorantes.

FIXA – Copolímero PVM/MA
Funciona como um adesivo, que gruda em toda a boca e permite que o triclosan seja liberado aos poucos, durante um longo período. Sem ele, não seria possível ter “12 horas de proteção”.

CLAREIA – Hidróxido de sódio
Ou soda cáustica. Além de desentupir cano, essa base controla a acidez da boca e ajuda a clarear os dentes. Por ser altamente corrosiva, pode provocar queimaduras e até cegueira. Mas calma. Na pasta de dentes a concentração é mínima: não passa de 1,5%.

ILUDE – Branco CI 77891
Quando usado como corante, o dióxido de titânio ganham esses números que funcionam como uma especificação da cor. Deixa a mistura bem branquinha, como você gostaria que ficassem os seus dentes.

Fontes: Anvisa; Associação Brasileira da Indústria Química; Elza Helena Guimarães Lara, farmacêutica do Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa da Help; Heitor Panzeri, da Associação Brasileira de Odontologia; Maria Cristina Ricci Queiroz, da Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz; Renato Sanches Freire, do Instituto de Química da USP; Rosemary Adriana Marcantonio, da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Unesp. Procurada, a Colgate-Palmolive não quis se pronunciar.

Imagem: Thegreenj

Deixar um comentário