Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Política & Políticos – Por Lenilson Costa

NO AR

Novo layout do Portal do TSE já está no ar

f8349bcf-317f-4ed8-b7a9-b4120ab65554

Entrou no ar desde o dia (12) o novo layout do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da medida, solicitada pela Presidência da Corte, é proporcionar ao leitor uma apresentação mais leve, funcional e que facilite a navegabilidade. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) adotarão o mesmo padrão do Portal do TSE em suas páginas institucionais.

As principais mudanças concentram-se na homepage do Portal. Entre elas estão a valorização das áreas de “Serviços Judiciais” – que contará com um box informacional no menu lateral direito, destacando as subáreas “Pesquisa de Jurisprudência” e “Decisões Monocráticas” – e de “Notícias”, que dará mais visibilidade às reportagens de rádio do TSE, dentre outras novidades.

Devido ao seu design responsivo, o Portal também poderá ser acessado por usuários de tablets e smartphones de forma rápida e clara, já que a tecnologia permite que as páginas do site se adaptem aos mais diversos dispositivos. Além disso, o Portal manterá sua política de acessibilidade, possibilitando o acesso a todos os públicos da rede, incluindo as pessoas com restrições motoras, visuais e auditivas.

Por Dentro do Processo Eleitoral

Outra novidade que já está disponível no Portal do TSE é o Projeto Por Dentro do Processo Eleitoral Brasileiro, localizado na aba “Eleições” da homepage do site. Lá, o usuário encontra todas as informações sobre o processo reunidas e compiladas, facilitando a busca e o entendimento acerca do tema.

Segundo o secretário de Gestão da Informação do TSE, Geraldo Campetti, a intenção do projeto é proporcionar ao eleitor o acesso a um conjunto de dados que hoje já existem no Portal, mas que estão dispostos de forma dispersa. “A ideia é fazer com que as informações possam estar mais facilmente disponibilizadas ao pesquisador, ao eleitor. O conteúdo é sucinto, objetivo e mostra o pré, o durante e o pós-eleições”, destaca.

Na área do projeto, o eleitor acha tudo sobre cadastro eleitoral (inclusive acerca do recadastramento biométrico), registro de candidaturas, logística e preparação de urnas eletrônicas, votação, totalização e divulgação de resultados, estatísticas eleitorais, prestação de contas, diplomação dos eleitos e descarte ecológico de urnas. LC/RC

APURAÇÃO

O procurador geral junto ao Tribunal de Contas do Estado, Luciano Ramos, determinou a apuração do contrato da Prefeitura de Tangará com uma empresa de informática sediada na zona rural de Passa e Fica. O valor da negociação foi R$ 45 mil pela locação anual de 20 impressoras.

NOME

Garibaldi fora da disputa pela presidência do Senado

D’O Globo de hoje:

IMG_1746

De acordo com a nota, Renan é o nome do PMDB para a presidência, tirando do senador Garibaldi Filho a chance de ser o candidato, como o próprio Garibaldi tem afirmado.

garibaldi-agencias-250x218

NOVA CRUZ – III Corrida Rústica São Sebastião

corrida-novacruz-24-janeiro-2015

Com largada prevista para às 16h, acontece neste sábado (24) uma corrida que vai mobilizar a cidade de Nova Cruz, no Agreste potiguar. Organizada pela Comarca local, o evento tem como ponto inicial a Igreja de São Sebastião. A iniciativa é coordenada pelos juízes Ricardo Henrique, Tatiana Socoloski e Márcio Maia, que atuam na comarca. A promoção é possível por causa dos recursos provenientes do pagamento de penas alternativas em processos criminais, utilizados para beneficiar à população da região com a prática desportiva.

Entre os atletas já inscritos está um deficiente visual do Estado de Goiás. Segundo o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior – um dos participantes da corrida juntamente com o promotor de justiça da Comarca, Pedro Lopes – a participação do atleta é uma forma de incentivar a prática esportiva por pessoas com necessidades especiais.

SECRETÁRIAS

Extraordinárias da Juventude e de Políticas Públicas para as Mulheres tomam posse na próxima segunda-feira

O Governador Robinson Faria empossará as Secretárias Extraordinárias da Juventude, Maria Divaneide Basílio, e de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teresa Freire da Costa, segunda-feira (26), às 16h, no Auditório Master da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales.

As duas pastas foram criadas pela nova gestão estadual para atender as demandas de ambos os públicos que necessitam de políticas para favorecer a inclusão social.

FISCALIZAÇÃO

Emplacamento de “cinquentinhas” começa a ser fiscalizado em abril na PB

A partir de abril, o Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) vai começar a fiscalizar o emplacamento das chamadas motos “cinquentinhas”, com base na resolução nº 002/2015. O documento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) foi publicado no Diário Oficial de 9 de janeiro.

Como explicou o diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Silva, os municípios paraibanos têm 90 dias para comunicar ao órgão de trânsito estadual se farão o emplacamento ou deixarão a cargo do governo do Estado. Por isso é que só depois desse mesmo prazo começa a fiscalização. “A partir dos 90 dias, como está na resolução, porque é o prazo dos municípios para que eles se adequem”, enfatizou.

Blogueiro Bruno Giovanni é inocentado pela justiça

O blogueiro Bruno Giovanni foi inocentado no processo que o acusava de comandar um exército de “fakes” nas Redes Sociais do então candidato a governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria contra o concorrente Henrique Eduardo Alves.

Bruno chegou até a ser acusado até acusado de fazer “Marketing Marginal”.

Giovanni foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Bruno desabafou na imprensa. Com Toda razão.

Solidariedade do RN já pensa em 2016

IMG_1610

O partido Solidariedade está reunindo dirigentes de todo o Brasil, em sua sede, em São Paulo, para construir um discurso nacional e um projeto de políticas públicas que reflitam as suas intenções já nas próximas eleições, em 2016.

O deputado estadual Kelps Lima está na reunião representando o Rio Grande do Norte na construção dessas metas partidárias dos próximos dois anos. Kelps sugeriu que o partido crie uma pauta que não contemple apenas o aspecto eleitoral da atividade partidária, mas também experiências administrativas dos municípios.

Logo ACOMPROD

996038_354198238057795_724062783_n (1)

Deixar um comentário