Política & Políticos – Por Lenilson Costa

REAJUSTE

Governo encaminha à AL lei que concede reajuste de 13,01% no piso do professor

Tabelas dos professores

O Governo do Estado encaminhou ontem à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a lei complementar que concede reajuste de 13,01% no piso salarial do magistério para professores e especialistas em educação.

 O novo valor do vencimento básico será aplicado aos profissionais cuja jornada de trabalho dos respectivos titulares corresponda a 30 horas semanais nas áreas direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação.

VEREADORES DE SANTO ANTONIO

Audir 02

Os vereadores da oposição da cidade de Santo Antonio estiveram ontem na 3ª Dired em Nova Cruz. Em um bate papo com os vereadores: Nélio de Cornelho, Audy Aciole e Gorete Orrico, os mesmo falaram que pretende aumentar ainda mais a linha de oposição naquele município. O grupo pretende aumentar o poder da oposição naquela Casa Legislativa.

LAGOA D’ANTAS

O vereador da cidade de Lagoa D’antas, Heriberto continua agora com o seu projeto de uma candidatura a prefeito pelo sistema político do governador Robinson Faria. Heriberto apoiou Robinson, Fábio Faria e o deputado Raimundo Fernandes para deputado estadual. O mesmo pretende fazer uma união de forças e colocar o seu nome em julgamento dentro de um projeto majoritário nas eleições de 2016 naquele município.

FALECIMENTO

Quem faleceu ontem na cidade de Nova Cruz, foi à mãe do vereador Fernando Gonçalves Bezerra. Dona Terezinha Gonçalves Bezerra, a mesma residia na comunidade do Serrote dos Bezerras, o sepultamento ocorreu agora pela manhã no cemitério em Nova Cruz.

VIVEIROS

Augusto Viveiros nomeado secretário geral da Assembleia Legislativa

O ex- deputado federal e assessor do senador José Agripino agora vai ser o Secretário Geral da Assembleia Legislativa. O mesmo foi nomeado pelo novo presidente Ezequiel Ferreira de Souza.

MINEIRO PARA LIDERAR O GOVERNO

O deputado estadual Disson Lisboa do Agreste, em entrevista ao programa RN Acontece, da Band Natal, o deputado estadual Disson Lisboa citou o nome do deputado Fernando Mineiro para ser líder do Governo.

EZEQUIEL NO PL

O deputado Ezequiel Ferreira deverá mesmo migrar para o partido do PL

O novo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira deverá mesmo seguir para o partido que será criado o PL. O presidente também terá chances de presidir o partido no Estado com o respaldo do governador Robinson Faria.

BASE

Caso o Presidente da Assembleia, Ezequiel decida ir para o partido do PL, também deverá levar algumas lideranças políticas do seu grupo. No Agreste, a prefeita da cidade de Brejinho, Drª Ivete tem grande possibilidades de acompanhar a decisão do parlamentar e deverá também migrar para o PL. Até porque o seu grupo opositor é ligadíssimo ao deputado estadual, Ricardo Motta e a Henrique Alves.

CONFRONTO

O deputado Ezequiel Ferreira não deverá ter muito confronto no Agreste com as lideranças políticas ligadas ao governador. Com exceção da cidade de Nova Cruz, que sempre recebeu o apoio do ex-prefeito Flávio Azevedo, atual opositor do prefeito Cid Arruda que é ligado ao grupo político do governador Robinson Faria e na vizinha cidade de Espírito Santo, que contou com o apoio do prefeito Chico Araújo e do seu vice Fernando Teixeira daquele município. Fora os dois municípios os demais não terá problemas caso o mesmo faça a migração para o partido da base do governador.

POSSE

Beto Rosado participa da posse do ministro Vital do Rêgo Filho no TCU‏

z3

O deputado federal Beto Rosado (PP), participou nesta quarta-feirada posse do ex-senador paraibano Vital do Rêgo Filho, no Tribunal de Contas da União. Numa cerimônia bastante concorrida, com a presença de governadores, senadores, deputados, ministros de Estado e dos presidentes do STF, Ricardo Lewandowski, do TSE, Dias Toffoli, e do STJ, Francisco Falcão, o novo ministro Vital do Rêgo destacou no discurso a lembrança de seu pai, ex-deputado Vital do Rêgo, que chegou a concorrer a uma vaga no TCU, mas acabou não sendo indicado.

_________________________________

(Extraído da Coluna de Túlio Lemos do JH)

ROMPIMENTO

O episódio do rompimento do deputado José Dias com o governador Robinson Faria representa um baque mútuo em uma relação de amizade, solidariedade e respeito. Ambos foram responsáveis por gestos que foram fundamentais para a vida de cada um, em momentos de dificuldades.

GESTOS

Quando rompeu com a família Alves e com o PMDB para ficar ao lado de Robinson no PMN, José Dias enfrentou momentos de dificuldades em sua tentativa de reeleição. Saindo da Assembleia para compor chapa como vice de Rosalba, Robinson foi fundamental na eleição de Zé Dias ao repassar boa parte de seu capital eleitoral na região Agreste para o marido de Diúda. Na eleição seguinte também houve participação do pai de Fábio na vitória do cunhado de Aluízio.

PASSADO

Quando Robinson foi expulso do Governo Rosalba, esteve ao seu lado na oposição, José Dias. Quando Robinson resolveu ser candidato a governador, foi achincalhado pela classe política, ridicularizado pela maior parte da mídia e até ignorado pelo eleitorado. Zé Dias estava ao seu lado.

RELAÇÃO

Portanto, é uma relação em que gestos, atitudes e palavras foram importantes mutuamente. O que houve foi um erro de comunicação que obrigou um a tomar uma atitude extrema de afastamento do outro. Dias não acreditou na neutralidade de Faria, o que o obrigou a explicitar, no calor da emoção, sua decepção diante de quem considerava mais que um amigo.

EQUÍVOCO

O erro de Zé Dias talvez tenha sido de não aguardar o posicionamento do grupo que havia vencido a eleição. O erro do governador foi justamente não sinalizar para que seu grupo aguardasse sem tomar posição antes do tempo. Outra situação que envolvia um componente emocional não foi levado em conta: Robinson não engoliu o que considera uma traição de Ricardo o fato de não ter se filiado ao PSD e ter escolhido Rosalba ao invés dele.

ARTICULAÇÃO

O fato é que o rompimento de Zé Dias foi fruto de falha na comunicação entre os governistas, ausência de um articulador credenciado com o aval do governador de forma explícita e um alguém que fale pelo Governo no aspecto político, sem necessariamente ser o governador. Porém, em alguns casos, a palavra do governador é indelegável.

TRAIÇÃO

Robinson Faria não tem histórico de traição em seu currículo político. Já mudou de partido e rompeu com governos que ajudou a eleger, mas as motivações foram puramente políticas e a forma sempre foi transparente, sem exalar cheiro de traição. Zé Dias também é outro que não carrega mácula semelhante; pelo contrário, é possuidor de dignidade ímpar. O processo é que não foi bem conduzido e a equidistância do governador não foi bem explicada. Ele tem passado de cumprido de palavra e de compromisso, especialmente dentro de uma casa em que a palavra não vale absolutamente nada.

COMUNICAÇÃO

O Governo precisava ter sido mais ágil na comunicação política com a sociedade. A ausência de alguém de Robinson ou do Governo precisava ter falado a respeito da eleição na Assembleia. O Governo perdeu a batalha da comunicação. O silêncio falou mais do que devia. É preciso aprender com os erros. A gestão está só começando e é perfeitamente possível reverter situações como essas e evitar cometer erros primários.

FUTURO

O Governo perdeu a batalha da comunicação, mas vai ganhar futuros aliados em sua base de apoio. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, já sinalizou que vai assinar ficha de filiação em um novo partido que será criado pelo mesmo grupo que comanda o PSD. Dessa forma, passará a integrar, oficialmente, a base aliada.

FUTURO II

Uma incógnita é a posição do deputado Ricardo Motta em relação ao Governo Robinson Faria. De comportamento cordial, distante do radicalismo, o filho de Clóvis terá serenidade suficiente para transpor esse momento e tomar seu rumo. O caminho inicial poderá ser a oposição a Robinson; mas nada impede que mude o curso do sentimento atual.

PERDA

Independente dos ganhos políticos do Governo Robinson, a perda de Zé Dias é imensurável em relação a qualidade. Um balaio de deputados atuais não chega perto da metade do marido de Diúda.

_________________________________

Deixar um comentário