Brasil corre risco de perder 100 bilhões de dólares em investimentos, alerta Rogério

Rogério Marinho na Câmara

A balança comercial brasileira fechou o mês de fevereiro com déficit de US$ 2,84 bilhões. É o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, implantada a partir de 1980 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os dados foram divulgados pelo MDIC nesta segunda-feira (2). O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) disse que a situação é resultado da incapacidade gerencial e das escolhas equivocadas para a política externa praticadas pelo governo do PT.

“A economia brasileira vive uma inércia há muito tempo. Não aproveitamos a janela de oportunidades que se abriu com o crescimento da China e de outros países. O governo deveria ter diversificado a economia e aumentado a produtividade, com investimentos em infraestrutura, mas nada disso aconteceu”, disse o parlamentar.

Rogério lembrou que as más notícias recentes da economia nacional têm motivado especulações de que o Brasil poderia perder seu grau de investimento – um certificado, concedido por agências internacionais, de que o país tem uma situação financeira sólida.

“Isso seria um desastre sem tamanho. Perderíamos investimentos da ordem de mais de US$ 100 bilhões. E seria um problema causado por um governo que não tem nenhuma aptidão para a gestão, e colocou o Brasil em um cenário de crise ética, financeira e gerencial”, declarou.

O tucano destacou que as gestões petistas, tanto a de Dilma Rousseff quanto a de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, foram marcadas por relações internacionais mais pautadas por questões ideológicas do que em interesses comerciais – e isso é também um dos motivos que levou ao mau resultado da balança comercial.

“O governo aproximou o Brasil de regimes chegados a ditaduras e virou as costas para o comércio que realmente funciona. Não temos acordos comerciais de qualidade. Estamos ficando para trás no planeta, ao mesmo tempo em que nossa indústria está sucateada e passa por um processo de envelhecimento”, acrescentou.

Fonte: Diário Tucano

Deixar um comentário