Goianinha busca autonomia para licenciar empresas em seu polo industrial

Reunião Idema 2

Com um polo industrial que já atraiu o interesse de nove empresas, Goianinha agora quer autonomia para conceder licenças de instalação e operação para as indústrias interessadas. O deputado Dison Lisboa (PSD) encampou a luta do município e comandou uma reunião com o diretor geral do Idema, Rondinelle Silva, com vistas a solicitar agilidade na delegação de competência ao município.

A ideia é que a licença prévia parta do Idema, mas as demais licenças necessárias à instalação e funcionamento das indústrias do polo de Goianinha sejam concedidas no próprio município. “Entendemos que a cidade tem condições de ter essa autonomia e esta é, sobretudo, uma maneira de agilizar a vinda de indústrias para o nosso município”, destaca Dison.

O diretor do Idema, Rondinelle Silva, se comprometeu a analisar a solicitação com a maior brevidade possível. Todos os documentos necessários ao processo já se encontram no setor jurídico do instituto, aguardando apenas o parecer para ser encaminhado ao conselho responsável. Tão logo haja o posicionamento do jurídico, os gestores e Idema voltam a se reunir.

O distrito industrial de Goianinha conta com um milhão de metros quadrados de área e possui nove indústrias interessadas em se instalar no polo. Uma delas, a pisos Elizabeth, já se encontra em estágio avançado de obras. As empresas Sanovo Greenpack, Engeprene Predesign (lajes) e Gijutsu (celulose) já entraram com pedido de licença ambiental e outras seis já assinaram protocolo de intenção para se instalarem no município. A expectativa é de uma geração de três mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

Participaram do encontro o deputado Dison Lisboa, o prefeito de Goianinha Júnior Rocha, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Ambiental e Urbanístico de Goianinha, Téo Tomaz e Sérgio Adriano, além do assessor técnico Thiago Mesquita e o representante das indústrias Elizabeth, Renan Azevedo.

Deixar um comentário