Cristiane Dantas pede apoio para reestruturação das Delegacias da Mulher

Na sessão plenária  desta quarta-feira (15), a deputada estadual Cristiane Dantas A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) ao lado da presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol-RN), Ana Cláudia Saraiva, estiveram reunidas, na tarde desta quarta-feira (15), com a secretária da Sethas, Julianne Faria,  para discutir a reestruturação das Deams no Rio Grande do Norte com o apoio no sentido de agilizar a liberação de recursos do projeto “Brasil Mais Seguro” do Governo Federal .

O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e prevê, dentre outros pontos, o investimento na reestruturação das delegacias e compra de equipamentos. “Esse recurso vai viabilizar o atendimento ao decreto do Governo do Estado de que define como competências específicas das Delegacias da Mulher o combate à violência doméstica e aos crimes sexuais”, ressaltou a parlamentar.

A deputada ainda lembrou que essa foi uma necessidade discutida durante a audiência pública realizada na última segunda-feira (13) para melhorar o atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica que procuram as delegacias especializadas.

Segundo a presidente da Adepol, atualmente as delegacias não permitem que as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual possam ser atendidas reservadamente nas delegacias. A liberação do recurso do Governo Federal vai permitir a mudança na estrutura garantindo sigilo às vítimas.

Na reunião, que também participaram as delegadas Ducinéia Costa (DEAM Parnamirim) e Mariana Toffoli (DEAM Zona Norte), foi levantada também a sugestão de o Governo do Estado investir em propagandas educacionais voltadas à prevenção e combate à violência contra a mulher.

Ainda no encontro com a titular da Sethas , Cristiane Dantas reforçou o pedido de implantação de um restaurante popular no município de São José de Mipibu. O requerimento com a solicitação foi lido na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta.

*Fotos: Aline Bezerra

Deixar um comentário