Política & Políticos – Por Lenilson Costa

NOVA CRUZ

Política em Nova Cruz já começa nos bastidores

Na cidade de Nova Cruz parece até que as eleições já começaram. Só se fala  em política. Existem vários nomes já começando a onda de pré – candidato. No meu caderno já tenho bem uns dez nomes que deverão ser candidatos a prefeito na cidade de Nova Cruz. Vamos aguardar quantos chegarão com as suas candidaturas já que temos mais de um ano para o inicio das convenções que se inicia de 10 a 30 de junho.

JAIME CESAR

Jaime Cesar02

O médico Jaime Cesar, não se empolgou com seu nome para uma possível candidatura a prefeito da cidade de Nova Cruz. Segundo informações, o mesmo já teria dito em rede social, que não seria candidato a prefeito. Conhecedor dos problemas que tem uma eventual candidatura, o médico disse não, e optou pelo sossego e a tranquilidade.

FLÁVIO AZEVEDO

Flávio03

Continuo dizendo que o candidato da oposição será sem duvidas o nome do ex-prefeito Flávio Azevedo. Não será ele, se caso o mesmo estiver com algum tipo de problema junto com a justiça e o mesmo seja impossibilitado de se candidatar. Mesmo assim terá um nome de confiança para assumir a candidatura. Essa onda de dizer que é candidato a vereador. Isso é conversa para boi domir. O mais é apenas fofoca de bastidores.

CID ARRUDA

Falando no prefeito Cid Arruda, o mesmo não fala em política de 2016. O direcionamento de Cid é só de conquistar e executar as obras que o município busca. Enquanto isso, os bastidores continuam dizendo que o prefeito é sem dúvidas o mais forte candidato ao processo de reeleição.

TEMPO

Enquanto falta muito tempo para o período das convenções que só ocorrerão no mês de junho do próximo ano. Muitos nomes de candidatos a prefeitos e vice serão surgidos nos bastidores da política. Todo o dia, tem um novo nome tanto para prefeito quanto para vice. Vamos aguardar…

VÁRZEA

Foto:Divulgação

Cleide

Como no município de Varzea, o atual prefeito Getulio Ribeiro, não será candidato a prefeito. Pois já teve a sua reeleição. O mesmo buscará um nome para tentar eleger o novo sucessor daquele município. Dois nomes acredito eu, que sejam possíveis para a escolha do prefeito são eles: A atual vice-prefeita, e do vereador José de Arimateia são os mais prováveis para a escolha.

EMENDAS

RN: Aprovado Orçamento Impositivo na Assembleia Legislativa

A Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do deputado Agnelo Alves (PDT) que institui on Orçamento Impositivo na Assembleia Legislativa foi aprovado hoje.

A PEC altera os artigos 106 e 107 da Constituição Estadual, tornando obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado com relação às emendas dos deputados.

O deputado justificou sua iniciativa afirmando que as funções dos parlamentares não se restringem a redigir e propor leis e a fiscalizar a atuação do Estado, mas alcançam, também, o dever de auxiliar o Poder Executivo no direcionamento de políticas públicas que se fizerem necessárias.

POSSE

Vereador Luiz Almir será empossado nesta sexta como presidente do PV de Natal

O parlamentar municipal, Luiz Almir será empossado nesta sexta – feira (24), como o novo presidente do partido municipal do PV de Natal.

Thaisa Galvão estreia no rádio

trio_JN

O Jornal da Noite completa dois anos dentro da programação da rádio 95fm trazendo um resumo das notícias que marcaram o dia: informações sobre o trânsito, política, economia, polícia, cidades e os fatos mais importantes comentados pelos jornalistas Eugênio Bezerra e Juliana Celli, além de entrevistas exclusivas. Um jornal ágil e descontraído que agora passa ter uma hora de duração e ganha mais uma apresentadora de peso. A jornalista Thaisa Galvão que tem um dos blogs mais acessados e conhecidos do Rio Grande do Norte, passa a integrar o trio de apresentadores do Jornal da Noite. O que já era bom vai ficar imbatível com a credibilidade de um time campeão de audiência no jornalismo potiguar.

De segunda à sexta das 18h às 19h.

Estreia de Thaisa Galvão na próxima segunda-feira (27 de Abril).

RELATOR

Deputado Dison Lisboa assume relatoria do projeto de lei do Corpo de Bombeiros

O deputado estadual Dison Lisboa (PSD) assumiu nesta quinta-feira (23) a relatoria do projeto de lei complementar 015/2014 na Comissão de Fiscalização e Finanças da Assembleia Legislativa. O projeto cria o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do RN (Cosipa) no Corpo de Bombeiros, que, entre outras atribuições, cria regras para análise e aprovação de projetos, expedição de autos e certidões de vistoria e liberação de construções.

O projeto também revoga a Lei estadual 4.436, de dezembro de 1974, considerada ultrapassada pelo Governo do Estado em sua mensagem, encaminhada à Assembleia Legislativa em maio do ano passado. Para o deputado Dison Lisboa, diante de um projeto que interessa a toda a sociedade potiguar como este, o ideal é analisá-lo com cautela antes de colocar em votação em plenário. “Faremos a relatoria do projeto com muito cuidado, mas também com a celeridade que o tema exige”, frisou Lisboa.

A intenção do projeto de lei é estabelecer as exigências técnicas de prevenção e segurança contra acidentes em edificações, construções provisórias e áreas de risco, além de criar regras de processo administrativo para análise e aprovação de projetos, expedição de autos e certidões de vistoria e liberação de edifícios e construções.

DEPUTADO SOUZA NETO

Audiência discute tratamento para câncer de mama no RN

souzaneto

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (23), uma audiência pública para discutir ações de prevenção e tratamento do câncer de mama no Rio Grande do Norte. Sugerida por entidades ligadas ao tema e proposta no Legislativo pelo deputado Souza Neto (PHS), o encontro tratou principalmente acerca dos tratamentos de pessoas que estão no estágio avançado da doença, focando também na necessidade de revisão das responsabilidades dos entes federativos.

Reunindo médicos, entidades da sociedade civil organizada, representantes do Governo do Estado, Defensoria Pública e da Assembleia Legislativa, a audiência discutiu formas para que as pessoas que têm câncer possam ter acesso amplo e gratuito ao tratamento, desde a realização de exames até o fornecimento de remédios para as pessoas que precisam de medicação para terem sobrevida. Foto: João Gilberto

Soluções para crise hídrica no Seridó são discutidas por deputados e governador

Em audiência solicitada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), gestores e representantes dos municípios de Currais Novos e Acari se reuniram no final da tarde desta quinta-feira (23) com o governador Robinson Faria (PSD). O encontro teve por objetivo discutir soluções emergenciais para o iminente problema de abastecimento de água nos municípios seridoenses.

 “Trata-se de uma causa pela qual estamos empenhados há mais de um ano. Peço celeridade ao grupo técnico que foi formado por indicação do governador para estudar e apresentar soluções imediatas para o abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari. Desde já agradeço a Robinson Faria pela sensibilidade e rápido atendimento a esta demanda”, disse Ezequiel.

Durante a reunião, o governador Robinson garantiu que todo o corpo técnico das secretarias e órgãos de meio ambiente do Estado estariam empenhados em avaliar e sugerir alternativas que possam mitigar de forma emergencial os problemas de abastecimento de água dos municípios.

 “Peço ao grupo de trabalho empenho e celeridade na busca e analise de alternativas que possam garantir o abastecimento de água em Currais Novos e Acari. Me comprometo em articular e assegurar os recursos financeiros que serão aplicados nestas ações”, afirmou Robinson Faria.

 

BRASÍLIA

Cunha reage a Renan e diz que Câmara também vai ‘sentar’ em cima de projetos do Senado

EDUARDO CUNHA TV 2

Aprovado a toque de caixa na Câmara, o projeto que amplia a terceirização para todas as atividades nas empresas se tornou motivo de disputa entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Depois de Renan criticar o texto e dizer que o Senado não tem pressa em votá-lo, Cunha, que apoia o projeto, reagiu afirmando que a Câmara dará tratamento igual a matérias de interesse do Senado.

– O que vamos fazer é sentar em cima das coisas deles também. Também teremos discussão de muitos projetos que não teve discussão no Senado – disse Eduardo Cunha ao GLOBO.

ORÇAMENTO

George Soares é escolhido relator para o Balanço Geral do Governo

georgecomissao

Nessa quarta-feira, com uma manobra regimental comandada por Cunha, a Câmara garantiu a aprovação de emenda que amplia a terceirização para atividades-fim nas empresas e derrubou destaque do PT, que limitava a terceirização às atividades-meio (limpeza, segurança e outras que não representam a função principal da empresa).

Na manhã desta quinta-feira (23), o deputado estadual George Soares (PR) participou da primeira reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização na Assembleia Legislativa do RN nesta legislatura. A comissão foi ampliada e agora é composta pelos deputados George Soares, Dison Lisboa, José Dias, Ricardo Motta e Tomba Farias.

Os trabalhos começaram já com a análise do Balanço Geral do Governo do Estado, referente ao exercício 2014 que foi encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado. Em seguida, o deputado George Soares foi escolhido relator para analisar as contas e a relação dos planos do governo estadual, no último ano.

Deixar um comentário