Garibaldi e Fátima defendem inclusão da UFRN em projeto internacional

ufrn_polo

O ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está pleiteando junto ao Palácio do Planalto e ao Ministério do Planejamento os recursos necessários para garantir a participação do Brasil como o 15º país membro (o primeiro fora da Europa) do Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês para European Southern Observatory).

A informação foi dada pela secretária-executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia, Emília Maria Silva Ribeiro em reunião com representantes da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e os senadores Garibaldi Filho, Fátima Bezerra e Lasier Martins. Garibaldi Filho e Fátima Bezerra, em articulação com a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, vem trabalhando em favor do acordo – por sua importância para o desenvolvimento da ciência no país – desde o início do ano.

O ESO, com sede na Alemanha, é uma organização que reúne 14 países europeus operando telescópios de ponta na Cordilheira dos Andes, em parceria com o Chile. Ele se dedica ao estudo do hemisfério celeste austral ou sul, localizado entre a linha do Equador e o Pólo Sul. A organização opera três observatórios de ponta na região do deserto de Atacama, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. O observatório detém a mais importante infraestrutura do mundo nas áreas de astrofísica, cosmologia, astronomia ótica e do infravermelho, com patrimônio superior a 2 bilhões de euros.

14671_578894118919160_4099644297180316927_n

Deixar um comentário