Inquérito contra Lula é decorrência da empáfia

Deu no Blog do Josias de Souza

Noutros tempos, era difícil distinguir o que é legítimo do que não é em matéria de lobby. Lula tornou esse debate desnecessário. Fora da presidência, passou a atuar como um político de negócios. Fez isso às claras, aproveitando as cascas, sem esquecer das gemas.

Lula passou a voar em jatinho de empreiteita com a naturalidade de quem toma um táxi ou um ônibus na esquina. Voou para o estrangeiro nas asas da Odebrecht. Participou de conversas que desaguaram em negócios. Alguns deles financiados pelo bom e velho BNDES.

As empreitadas internacionais de Lula já haviam frequentado as manchetes. Mas o ex-soberano sempre deu de ombros. Dizia orgulhar-se de vender o Brasil no exterior. Resultado: o morubixaba do PT tornou-se protagonista de um inquérito da Procuradoria da República. Será investigado por suspeita de tráfico de influência.

Dessa vez, Lula não poderá dizer apenas “eu não sabia”. A empáfia enfiou-o dentro de um inquérito. Para sair dele, talvez tenha de explicar porque desperdiça pedaços de sua ex-presidência com palestras ocultas e encontros esquisitos.

Deixar um comentário