Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Blog lenilson do Agreste 02

GIRO DA SEMANA

GREVE

Servidores do INSS em Brasília aderem à greve nacional

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília iniciam nesta segunda-feira (13) uma greve geral por tempo indeterminado. Eles se juntam ao servidores do instituto em outros estados que estão parados desde a semana passada pedindo melhores condições de trabalho e um reajuste salarial de 27% para 2016.

A categoria pede ainda redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, além da incorporação da gratificação de desempenho.

Segundo o Ministério da Previdência Social, dos cerca de 32.400 servidores, 2.500 estão em greve. Em Brasília, de acordo com o Sindprev, sindicato da categoria, cerca de 60% dos servidores aderiram à greve. Radioagencianacional

CONCURSO

TRT-RN divulga edital para concurso de juiz do trabalho substituto

Na última sexta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital do VIII Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto da 21ª Região para provimento imediato de 02 cargos existentes e atualmente vagos, bem como dos que vierem a vagar, além dos que forem criados no período de validade do certame. De acordo com o edital, 5% das vagas são destinados a candidatos portadores de deficiência física.

As inscrições preliminares estarão abertas, entre os dias 20 de julho e 19 de agosto, quando os interessados deverão preencher requerimento padronizado, via internet, dirigido à desembargadora presidente da Comissão de Concurso, Joseane Dantas dos Santos, e disponível no endereço eletrônico: www.trt21.jus.br/publicacoes/concursos

CONVITE

Empresário Flávio Azevedo aceita convite de Robinson Faria para assumir Secretaria

O empresário Flávio Azevedo, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), aceitou o convite do governador Robinson Faria, para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Flávio Azevedo disse que se sensibilizou com o convite para ajudar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, se colocando à disposição para auxiliar com sua longa experiência no ramo empresarial, bem como na gestão pública.

O empresário também conhece os anseios da classe empresarial e produtiva do Estado e deverá ser o interlocutor entre o governo e as demandas dos empresários da livre iniciativa. Flávio Azevedo está viajando para São Paulo, mas, na próxima semana, deverá apresentar ao governador, alguns de seus planos para a pasta do Desenvolvimento e tomar posse em substituição ao atual secretário, Paulo Cordeiro.

GUSTAVO FERNANDES

Projeto isenta doadoras de leite materno de taxas em concursos públicos

gustavolider

Com Projeto de Lei que protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) está propondo a isenção de taxa de inscrição para o vestibular nas universidades públicas e concursos públicos do Estado às candidatas que sejam doadoras regulares de leite materno.

“A amamentação nos seis primeiros meses de vida de uma criança é muito importante. Algumas mães, por algum motivo, não podem amamentar ou não têm leite. Assim, o banco de leite vem suprir esta carência Na Paraíba já existe a isenção de taxa de inscrição nos vestibulares e concursos públicos do Estado para as mães doadoras”, justifica o deputado.

A isenção, de acordo com o Projeto, estende-se aos concursos públicos e vestibulares que ocorrerem no período de até um ano após a doação. A candidata, para fazer jus ao benefício deverá ter sido doadora por um período mínimo de quatro meses e ter feito, no mínimo, uma doação a cada semana.

Gustavo disse ainda que com o Projeto de Lei pretende incentivar a coleta de leite materno para os bancos de leite, beneficiando os recém-nascidos, principalmente os prematuros.

DISPAROS

SÃO JOSÉ DE MIPIBU – TROCA DE TIROS NO HOSPITAL REGIONAL

x43

Nas primeiras horas desta segunda-feira (13), dois elementos armados tentaram desarmar os seguranças que cumpriam escala de serviço no Hospital Regional Monsenhor Barros, em São José de Mipibu. Os bandidos entraram no pronto socorro do HRMB atirando contra os seguranças, gritando ” perdeu, perdeu, perdeu”, dando início a uma troca de tiros.

Os invasores chegaram conduzindo um veículo da marca Eco Sport, modelo novo.

Durante os disparos nenhuma pessoa foi alvejada, apenas as vidraças da unidade foram destruídas.

Os projéteis também atingiram dois veículos que estavam no estacionamento do Hospital. As pessoas que presenciaram o ocorrido não conseguiram identificar os invasores.

FÁBIO DANTAS

Vice – governador Fábio Dantas, prestigia o 1º Encontro dos Blogueiros em Pipa

IMG_0396

Neste sábado (11), o vice – governador Fábio Dantas, prestigiou o primeiro encontro dos blogueiros realizado no Agreste em Pipa. Além de Fábio Dantas, estiveram presentes bloggueiros do estado, os deputados Tomba Faria, Disson Lisboa e a ex-governadora e vice- prefeita de Natal Wilma de Faria, prefeitos e vereadores.

Lula não aguenta mais Dilma’, dizem os senadores do PT a Cristovam Buarque

Ag.Senado

“Os senadores do PT falam abertamente que o Lula não aguenta mais a Dilma, que ele não suporta mais essa situação, que o Lula está se afastando mais e mais dela.” O autor da frase é o ex-petista Cristovam Buarque, hoje senador pelo PDT de Brasília. Ele fez essa, digamos, inconfidência numa entrevista às repórteres Ana Dubeux e Ana Maria Campos.

Acha que há no Senado um clima de fim de governo Dilma?, perguntou-se a Cristovam. E ele: “Lamentavelmente, existe. Digo lamentavelmente porque, na democracia, o ideal é que um governo termine quando termina o seu mandato. É inegável que há um clima de fim de governo Dilma que vem crescendo nas últimas três ou quatro semanas.”

Na opinião de Cristovam, Dilma não ajuda a baixar a temperatura da crise. O senador considerou especialmente desastrosa a entrevista na qual a presidente disse: “Não vou cair, não vou cair, não vou…” (extraído do Blog do Josias de Souza)

PUBLICIDADE

Jardim do Seridó regulamenta os níveis de som de propaganda

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou e o prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas, sancionou a Lei nº 1.004 que regula os níveis de som executados, através de propaganda sonora volante e de sistema sonoro automotivo, e dá outras providências.

Pela Lei, entende-se por serviço de publicidade volante, a divulgação, por meio de aparelhos sonoros instalados em veículos automotores, de quaisquer produtos ou tipo de publicidade e eventos. Já o proprietário de carro de som que realizar serviço de propaganda sonora deve estar munido com alvará expedido pela Prefeitura Municipal. A Lei também incumbiu a Guarda Municipal de Jardim do Seridó, o efetivo exercício de polícia administrativa, sem prejuízo da atuação das Polícias Militar e Civil.

A execução do serviço de propaganda sonora somente poderá ser efetuada no horário entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, e 8h às 12h aos sábados, domingos e feriados, ressalvada a propaganda sonora realizada no período eleitoral, que obedece às normas da legislação específica. Como também, nas datas comemorativas, o horário poderá ser estendido até às 18 horas.

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados deve concluir votação de reforma política

Plenário-camara-federal-560x250

O plenário da Câmara deve continuar, nessa semana, o projeto de lei da minirreforma eleitoral (PLs 2259/15 e 5735/13). Também poderá ser analisada, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma política (182/07).

Representantes de partidos como o PT, PCdoB, Psol e PSB, no entanto, tentam nos bastidores articular a aprovação de algumas emendas supressivas para retirar, tanto do texto da minirreforma eleitoral, quanto da PEC da reforma política, aspectos relacionados ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

De acordo com a PEC da reforma política, as empresas estão autorizadas a doar somente a partidos. As chamadas “Pessoas Jurídicas”, pelo texto da PEC, são proibidas de doar para candidatos. Por isso, integrantes de partidos como o PT, o Psol e o PSB classificam essa prerrogativa como uma “incongruência jurídica” já que os partidos, legalmente, são Pessoas Jurídicas e assim também não poderiam doar para candidatos. “Essa PEC é uma verdadeira aberração jurídica”, classificou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

ESTADO

Consultoria da TAM vem ao RN ainda em julho

aeroporto03-560x250

A empresa inglesa, Oxford Economics, contratada para fazer uma consultoria sobre a viabilidade técnica do hub da TAM no Nordeste, deve visitar o Rio Grande do Norte ainda em julho para avaliar as condições do Estado. Apesar de ainda não ter uma data para a reunião, o governo aponta este como o próximo e importante passo nas negociações pelo investimento de R$ 4 bilhões que será aplicado a partir de 2016. Também concorrem Ceará e Pernambuco e a decisão da companhia deve ser anunciada em dezembro.

“O enfoque da visita técnica será no desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar. Um grupo de trabalho já atua na organização das informações que devem ser apresentadas à empresa consultada. Durante a última reunião entre governo, prefeituras, a Inframérica (administradora do Aeroporto Internacional Aluísio Alves) e a própria TAM, ocorrida no início de julho, o RN apresentou 15 vantagens que o diferenciam em relação aos outros estados. São dados a respeito da economia, condições tributárias, infraestrutura e localização, por exemplo.

Através da chegada do hub, o Estado vislumbra a oportunidade de trazer mais turistas e desenvolver um setor que já engloba 52 atividades diferentes. O centro deve ter, em princípio, 13 voos internacionais ligando o Nordeste à Europa, além de 18 voos nacionais, num total de 30 aeronaves, por dia, no terminal. Não contam as das outras companhias que continuarão usando o terminal. Tudo isso deve baratear os preços dos pacotes e atrair visitantes. O Governo destacou, no relatório entregue à TAM, que o RN já conta com mais de 40 mil leitos, dos quais pelo menos 28 mil estão em hotéis de 3, 4 e 5 estrelas. Também foi destaque o movimento atual de 2,5 milhões de turistas ao ano e margem para atender a nova demanda.

AUMENTO

Câmara de Ceará- Mirim aumenta número de vereadores, em 2016 serão 15

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim aumentou o  número de vereadores para o próximo mandato. Das atuais 13, passsarão a ser disponibilizadas 15 vagas no Legislativo.

O ato, assinado pela Mesa Diretora, foi publicado no Diário Oficial.

Captura-de-Tela-2015-07-12-às-10.42.47 - Copia

INVESTIMENTO

Walfredo Gurgel. Até o final do ano, o investimento chegará a R$ 3,5 milhões.

10981203_474516919380344_8734354744548097494_n

O Hospital Walfredo Gurgel começou a receber mais equipamentos do Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. Foram entregues 4 focos cirúrgicos de LED, 14 monitores multiparâmetros, 2 ventiladores de transporte (portáteis) e 8 ventiladores pulmonares (estes dois últimos já em funcionamento na UTI Cardiológica) para o Hospital Walfredo Gurgel. Até o final do ano, o investimento chegará a R$ 3,5 milhões.

Previsão é de seca em 2016

seca-abdon

As projeções para as chuvas de 2016 no semiárido nordestino não são animadoras. A provável consolidação do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial que dificulta a formação de nuvens, deve resultar em mais um ano de precipitações “abaixo do normal”.

A projeção é da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), instituição que norteia as discussões sobre clima no Nordeste. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Martins, “as projeções indicam uma probabilidade de cerca de 85% de que a condição e El Niño permaneça até o fim deste ano e início do próximo ano.”

Após o quarto ano de estiagem severa, o semiárido nordestino acumula frustrações na safra, perda de rebanho, escassez da reserva hídrica, dificuldades no abastecimento das zonas urbana e rural. O El Niño é sempre o principal fator de preocupação pela influência que exerce sobre a formação dos ventos e no deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, condições meteorológicas que propiciam as chuvas no semiárido. (Extraído da Tribuna do Norte)

JOSÉ DIAS

Lenilson Costa visita o deputado José Dias e solicita pleitos para o município de Nova Cruz

11721177_665849736893331_292760829_n (2)

 

Quem esteve com o deputado José Dias foi este blogueiro Lenilson Costa, que aproveitou o momento para revindicar pleitos para o município de Nova Cruz. Solicitou do deputado emendas para o município de Nova Cruz. O deputado no ano de 2014 já colocou 200.000, sendo que o governo de Rosalba não liberou para o município de Nova Cruz, com isso quem perdeu foi os novacruzenses.

BOA SAÚDE

Quem esteve na cidade de Boa Saúde foi a ex-governadora Wilma, que participou do 1º Festival de Quadrilhas de Boa Saúde, onde foi recebida pelo vice-prefeito, Josué Miranda, sua mãe, Graça Souza, esposa Railma, e filha Sara; além das lideranças Zoma, Danilo, Eiel e Zé Raimundo. O encontro ainda contou com a participação da deputada estadual Márcia Maia. A vice-prefeita de Natal também prestigiou o Primeiro Encontro de Blogueiro realizado neste sábado em Pipa.

Deixar um comentário