CÂMARA VAI INTERPELAR ADVOGADA QUE SE DIZ AMEAÇADA, AFIRMA CUNHA

ESCLARECIMENTOS DE CATTA

CATTA SERÁ INTERPELADA JUDICIALMENTE SOBRE ACUSAÇÃO DE AMEAÇA

SEGUNDO CUNHA, SE ELA NÃO ESCLARECER ESSAS DENÚNCIAS DEVERÁ SER “RESPONSABILIZADA'” FOTO: PAULO LIEBERT/ ESTADÃO

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou ontem que a advogada Beatriz Catta Preta será interpelada judicialmente para esclarecer a acusação de que foi ameaçada por integrantes da CPI da Petrobras.

Ex-defensora de delatores do esquema de corrupção na estatal, a criminalista atribuiu às supostas ameaças e intimidações veladas sua decisão de abandonar a carreira. A especialista em delação premiada anunciou na semana passada, em entrevistas ao Estado e à TV Globo, que fechará seu escritório.

Procuradoria
Segundo Cunha, se ela não esclarecer essas denúncias deverá ser “responsabilizada”. O deputado informou que a interpelação judicial será feita pela Câmara, independentemente da convocação da advogada pela comissão parlamentar de inquérito.

“Determinarei à Procuradoria Parlamentar da Câmara que ingresse com interpelação judicial semana que vem, independente da CPI. A Mesa Diretora da Câmara tem obrigação de interpelá-la judicialmente para que diga quais ameaças sofreu e de quem sofreu ameaças”, afirmou Cunha em sua conta no Twitter. “A acusação atinge a CPI como um todo e a Câmara como um todo, devendo ela esclarecer ou ser responsabilizada por isso.”

Cunha é investigado na Lava Jato em inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele nega qualquer envolvimento com o desvio de dinheiro e recebimento de propina no esquema de corrupção na Petrobrás.

Há duas semanas, Cunha rompeu com o governo. Anunciou a decisão depois de o consultor Júlio Camargo, então cliente da advogada, ter dito, em delação premiada, que foi pressionado pelo atual presidente da Câmara a lhe pagar propina de US$ 5 milhões. O deputado acusa o governo de interferir na apuração para fragilizá-lo.(AE)

Fonte:Diário do Poder

Deixar um comentário