DEPUTADOS APROVAM CONTAS DE ITAMAR, FHC E LULA

AGORA, PEDALADAS DE DILMA

VOTAÇÃO ABRE CAMINHO PARA QUE SEJAM AVALIADAS AS CONTAS DE DILMA

PRESIDENTE DILMA É ACUSADA DE PROMOVER ‘PEDALADAS FISCAIS’ (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 6, contas dos governos dos ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, referentes às administrações de 1992, 2002, 2006 e 2008. A votação dos textos, com pendências de análise que chegavam há quase 20 anos, abre caminho para que sejam avaliadas as contas do primeiro mandato de Dilma Rousseff, acusada de promover “pedaladas fiscais”.

A medida foi criticada pelo vice-líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS). Para ele, a votação é uma forma que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encontrou para iniciar as discussões sobre impeachment da presidente. “Ele resolve, com um surto, acelerar as contas de presidentes que não são votadas há 20 anos no Parlamento. Ele faz isso para preparar o terreno para um dos modelos de golpe institucional que levaria Eduardo Cunha à Presidência da República”, avalia.

Já a oposição, fez elogios à atuação do presidente. “Vossa excelência não pode ser criticado por colocar para análise aquilo que deveria ter sido analisado há muito tempo”, afirmou o deputado Moroni Torgan (DEM-CE).

Por já ter sido aprovada no Senado, a análise das contas do governo Itamar segue para promulgação. As de FHC e de Lula, por sua vez, seguem para análise do Senado. Pronto para votação, o relatório sobre as contas do governo de Fernando Collor ainda não foi pautado por Cunha, porque teve parecer da Comissão Mista do Orçamento pela rejeição. Outras contas ainda tramitam na Casa.

Na terça-feira,4,  os deputados aprovaram a urgência para que fossem apreciadas as contas pendentes. A medida foi considerada uma derrota para o governo. As contas do primeiro mandato de Dilma passam por análise do Tribunal de Contas da União (TCU), sob suspeita de práticas irregulares, com manobras fiscais conhecidas como “pedaladas”. O órgão auxiliar do Legislativo vai julgar se o Tesouro Nacional atrasou repasses a bancos públicos para o pagamento de programas sociais, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. (AE)

Fonte:Diário do Poder

Deixar um comentário