“DO PSF A HARVARD”: “Sonho” de Marília Cardoso, médica formada pela UFRN teve trajetória no ensino público.‏

“DO PSF A HARVARD”: “Sonho” de Marília Cardoso teve trajetória no ensino público.

Em 24 de julho de 2011, poucos meses antes da formatura, uma aluna de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com outros amigos, fazia uma tradicional foto na sala de aula localizada no Setor de Nefrologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), cujo lema é “Do PSF a Harvard”. PSF refere-se ao Programa Saúde da Família e Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos, e uma das mais conceituadas do mundo.

A sala de aula em questão, por si só, foge de qualquer padrão acadêmico: batizada “sala do Dr. Chico Lopes”, o ambiente tem paredes repletas de fotografias de formandos de medicina e Chico Lopes trata-se de um jumentinho, mascote do preceptor que capitaneia as lições ministradas naquele ambiente.

A descontraída atmosfera é obra do médico preceptor Rivaldo Pereira Santos, que adota a técnica de investigação filosófica feita pelo diálogo, em que o professor conduz o aluno a refletir e descobrir seus próprios valores, o chamado método socrático. Assim, o Dr. Rivaldo faz uso de perguntas simples, que objetivam revelar as contradições e a forma pré-moldada de pensar dos alunos, auxiliando-os a redefinirem valores e aprenderem a desenvolver pensamento próprio.

“Como o método socrático é adotado na Universidade Harvard, fazemos essa viagem metodológica que vai do Programa Saúde da Família (PSF) a Harvard”, explica o mestre. “Com esse poderoso lema que muito inspirou, acreditando em Deus e canalizando as energias em esforço para alcançar cada objetivo”, segundo a própria, Marília de Almeida Cardoso saiu da Escola Estadual Manoel Joaquim, no município de Governador Dix-Sept Rosado; cursou o ensino médio no CEFET, hoje IFRN, em Mossoró; passou pelo HUOL na sua formação em Medicina pela UFRN; fez Residência na Universidade de São Paulo (USP) e realizou o “sonho” de conquistar um estágio no Serviço de Endocrinologia do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School.

Assim, com um lema na parede, um grande sonho e uma aluna obstinada e brilhante, juntam-se os elementos de uma fantástica história, escrita com uma trajetória de vida impressionante.
Imagens:

Deixar um comentário