Henrique Eduardo Alves defende o fortalecimento do Turismo em jantar com presidente Dilma

henrique_jantar

O ministro Henrique Eduardo Alves, aproveitou o jantar da presidenta Dilma Rousseff com senadores da base aliada e outros 20 ministros para sustentar que o Turismo deve entrar de vez na agenda econômica do país. Henrique Alves apontou o setor como uma alternativa para o Brasil fazer frente a crise econômica. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, marcou uma agenda específica para tratar do assunto na próxima semana. A ideia é definir estratégias para desenvolver o setor de viagens no país.

“Quando fui convidado pela presidenta Dilma Rousseff para compor a equipe ministerial, ainda em dezembro de 2014, já enxergava todo o potencial o que turismo tem para dar sua contribuição ao desenvolvimento. Estamos falando de uma atividade que impacta 52 segmentos da economia, que vai desde a camareira até o grande empresário dono de um resort”, comentou Henrique Eduardo Alves. O setor turístico gera 3,1 milhões de empregos diretos, interiorizou US$ 6,9 bilhões na economia brasileira e 2014 (o equivalente a pouco mais de R$ 24 bilhões) e responde direta e indiretamente por 9,6% do PIB.

O jantar entre Dilma, ministros e parlamentares da base aliada ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Na reunião individual com o ministro da Fazenda, Henrique Eduardo Alves vai tratar do reforço orçamentário ao Ministério do Turismo. “Entendemos o momento que o país vive, sabemos da importância dos ajustes nas contas públicas, mas é importante mostrar que o Turismo pode ajudar o país a gerar emprego e renda, aumentar a arrecadação dos governos com impostos, enfim, movimentar a economia”, explicou Henrique Eduardo Alves.

Deixar um comentário