Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Blog lenilson do Agreste 02

GIRO DA SEMANA

PREFEITO

Senadora Fátima Bezerra acena com nome de suplente de federal para disputa de Parnamirim

11822746_797969643633733_2744174197984325828_n-560x250

A senadora Fátima Bezerra (PT) já acenou que o seu candidato a prefeito de Parnamirim poderá ser o suplente de deputado federal Adriano Gadelha (PT). Ela sinalizou com o nome do seu principal assessor durante conversa com o prefeito de Parnamirim Maurício Marques.

Já o atual gestor parnamirinense defende o nome do secretário de Obras Naur Ferreira na sucessão de 2016.

REMANEJAMENTO

Novas mudanças no governo Robinson

Mais um remanejamento nos cargo do governo. As mudanças vão acontecer no PROCON e IPEM. O advogado Cyrus Benavides, que é do PROCON  vai assumir  o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Já o também advogado Ney Lopes Junior volta assumir a pasta do PROCON, cargo que o mesmo administrou no governo de Rosalba. As duas alterações é consenso dos mesmos  e deverá ser anunciada na próxima semana.

PROJETO

Governo sanciona projetos de Lei da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa teve novos projetos sancionados pelo Governo do Estado durante a semana. Ao todo, nove matérias de iniciativa do Legislativo foram sancionadas. As matérias tratam desde a definição de percentuais mínimos para absorção de mão-de-obra em empresas que prestam serviços ao Governo do Estado, até a definição do novo nome da Arena das Dunas.

Por iniciativa da Assembleia Legislativa, o município de Ielmo Marinho passa a fazer parte da Região Metropolitana de Natal. A medida, sancionada pelo Governo do Estado, faz com que o município se integre à área administrativa onde estão Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim,  São José de Mipibú, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz e Maxaranguape.

UNIVERSIDADE

UFRN cria projeto de cidadania para estudantes da rede pública

Com o propósito de ajudar na formação de cidadãos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre neste sábado (1), as inscrições para o projeto Atletismo, Educação e Cidadania, destinado a alunos da rede pública de ensino que estejam dentro da faixa etária de 10 a 15 anos.

O projeto é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com coordenação do professor da UFRN José dos Santos Figueiredo e da presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo, Magnólia Figueiredo, ex-atleta olímpica. As atividades serão desenvolvidas nas segundas, quartas e sexta-feiras, com turmas no horário das 8h às 9h30 e das 15h às 16h30.

LANÇAMENTO

Vice – governador Fábio Dantas e Cristiane Dantas em Monte das Gameleiras

Neste sábado (01), o vice – governador Fábio Dantas ao lado da deputada Cristiane Dantas prestigia o aniversario e lançamento do nome do vereador Nicolau (PT) para vice do prefeito Rodolfo. Quem também vai marcar presença é a senadora Fátima Bezerra. O evento será na comunidade de Magalhães  em Monte das Gameleiras.

PREFEITO

JOÃO MAIA PODERÁ SER O NOME PARA A DISPUTA A PREFEITURA DE SÃO GONÇALO

joao_volta

Durante visita ao estúdio móvel Sistema Rural de Comunicação, hoje (30), o presidente estadual do PR, ex-deputado João Maia, foi questionado sobre o retorno à disputa por cargo eletivo, em 2018. “Minha preocupação agora é reestruturar o PR para 2016. A eleição de 2018 será discutida no tempo certo, mas eu não estou pensando nisso”, disse ele durante sua passagem pela Feirinha de Sant’Ana.

TRIBUNAL

TSE volta do recesso e vai discutir resoluções para eleições de 2016

Com o final do recesso judiciário, a sessão de abertura do segundo semestre forense do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será no dia 3 de agosto, às 19h. Neste segundo semestre, além dos processos em tramitação na Corte, o Plenário deverá apreciar as resoluções que vão normatizar as eleições municipais de 2016.

A Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) prevê que essas resoluções devem ser analisadas e aprovadas pelos ministros do TSE até o dia 5 do mês de março do ano em que se realiza o pleito. Diz o artigo 105 da lei que até essa data “o Tribunal Superior Eleitoral, atendendo ao caráter regulamentar e sem restringir direitos ou estabelecer sanções distintas das previstas nesta Lei, poderá expedir todas as instruções necessárias para sua fiel execução, ouvidos, previamente, em audiência pública, os delegados ou representantes dos partidos políticos”.

BRASÍLIA

Dilma a governadores: devemos cooperar mais, independentemente de afinidades políticas.

11813353_798812346882796_554251944789460633_n

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (30), durante encontro com governadores de todos estados do País no Palácio da Alvorada, em Brasília, que a redução da inflação é o primeiro passo para um novo ciclo de expansão da economia. Ela pediu a união de todos os presentes pela recuperação da economia brasileira. E defendeu a definição de uma carteira de projetos de investimentos em logística, com cada um dos governadores, para a as concessões que ocorrerão no período de 2015 a 2018.

FEIRINHA DE SANT’ANA EM CAICÓ

Prefeita de Brejinho também marcou presença em Caicó

11811361_852024101544872_8582049424205760451_n

A prefeita  da cidade de Brejinho, Ivete Matias prestigiou também a tradicional feirinha de Sant’Ana em Caicó, ao lado da senadora Fátima Bezerra, da sua amiga Dra. Tânia Dantas, sogra do governador Robinson Faria, e de vários amigos e amigas médicos da região. Além da prefeita vários políticos também marcaram presenças.

SANTO ANTONIO

Câmara aprova projeto que regulamenta a vaquejada como prática esportiva no município

11759482_673187189492919_970844809_n

A Câmara Municipal de Santo Antônio aprovou na sessão ordinária, o Projeto de Lei de nº 09/2015, de autoria do vereador Audy Acciole (PP), que dispõe sobre a regulamentação da vaquejada em suas diversas categorias como prática esportiva no município de Santo Antônio. A proposição foi aprovada por unanimidade no Plenário da Casa Legislativa e segue agora para a sanção do prefeito Lula Ribeiro.

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Vereadores aguardam mudar de partido

Vários vereadores do estado do RN, ainda aguardam se vai surgir ou não a janela para fazer mudança sem perca de mandato. Não acontecendo a janela devido o tempo que se aproxima apenas restará o registro de partido ou se acontecer alguma fusão de siglas partidárias. Tudo isso por conta da data limite de filiação que é um ano antes do dia da eleição. Então o mês de setembro a lupa dos vereadores é focada para o TSE. Já que as eleição municipal será no ano de 2016.

EVENTO

Festival Cultural e Gastronômico de Serra de São Bento segue até 02 de agosto

A programação da primeira noite do Festival Cultural e Gastronômico de Serra de São Bento nesta sexta-feira (24) foi pontuada pelo sucesso. Uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Mario Gomes reuniu autoridades na igreja matriz da cidade, antes da abertura oficial da festa pelo prefeito municipal Emanuel Faustino.  Além de bandas, atrações locais se apresentam no coreto da praça principal da cidade. Apresentações culturais, palestras, show de calouros, cavalgada, gincana cultural, recitais, desfile de moda e festival de quadrilhas integram a programação oficial que ainda conta com o festival gastronômico, onde o destaque será a culinária serrana.

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

11813403_912411725487387_3338364216116033782_n

De hoje até o dia 7 de agosto acontece a Semana Mundial de Amamentação. Estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

NOTA

O SINPEF/RN (Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Rio Grande do Norte) faz parte do Fórum de Segurança Pública do RN e juntos apoiam e participam da caminhada “Natal Pede Paz” no próximo domingo (2), a partir das 14h, na Praça Cívica, bairro de Petrópolis. O movimento é apolítico e não recebe apoio financeiro de instituições públicas ou privadas.

José Antônio Aquino

Presidente do SINPEF/RN

POSSE

Empresário Flávio Azevedo será empossado próxima semana Desenvolvimento Econômico

flavio-azevedo-fiern

O ex-presidente da FIERN, Flávio Azevedo, será empossado no cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. A cerimônia acontece na próxima terça-feira (04), às 16h, no auditório da Governadoria.

PRESTANDO CONTA

Governador irá a Assembleia na próxima semana

O governador Robinson Faria já confirmou que irá à Assembleia Legislativa na próxima semana. A visita deverá ocorrer na terça-feira pela manhã.

Robinson Faria apresentará um balanço das ações do primeiro semestre de 2015.

Deixar um comentário