Política & Políticos – Por Lenilson Costa

TRABALHOS

Assembleia suspende atividades nesta quinta-feira

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte suspende as atividades de sessão plenária, solene e audiência pública nesta quinta-feira (20) enquanto a operação de investigação estiver em curso em setores administrativos da sede do Poder Legislativo Estadual.

“FICHA-SUJA”

PSL não firmará coligações com partidos que tenham em seus quadros dirigentes ou membros “ficha-suja”

ficha sujaO Partido Social Liberal do Rio Grande do Norte (PSL/RN) vem sendo procurado por várias lideranças politicas e por possíveis candidatos para o pleito de 2016. Todavia, o seu presidente estadual – Araken Farias – vem a público advertir que não aceitará em sua sigla a filiação de políticos condenados pela justiça por improbidade administrativa, ou seja, os candidatos “ficha-suja”.

Araken adverte que tampouco aceitará no PSL parentes dos nomes sentenciados. Para ele, esta é uma manobra que muitos usam para ludibriar os eleitores e se perpetuarem no poder. Também não serão firmadas coligações com partidos que tenham em seus quadros dirigentes ou membros “ficha-suja”.

CURRAIS NOVOS

Vereador foi cassado em Currais Novos por suposta compra de voto

ivonaldoConforme o blogue noticiou mais cedo, a Câmara Municipal de Currais Novos, na tarde de hoje (19), recebeu a notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que condenou, em segunda instância, o vereador Ivonaldo Trajano por compra de votos na eleição de 2012.

De acordo com a sentença, Ivonaldo teve seu mandato cassado e ficará inelegível por oito anos. Contudo, ele afirmou que foi vítima de uma armação e vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

SESSÃO

Deputada Cristiane Dantas faz pronunciamento em defesa da mulher

A deputada estadual, Cristiane Dantas (PCdoB), fez pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira (19), para apresentar dois Projetos de Lei que pretendem reforçar a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres. Um projeto é o que pretende instituir no calendário oficial do Estado, durante o mês de agosto, o “Mês de Proteção à Mulher”, em virtude da data de sanção da Lei Maria da Penha. O segundo projeto, propõe que a Secretaria Estadual de Segurança Pública implemente a “Patrulha Maria da Penha”, onde uma vez por semana, policiais militares visitarão as mulheres que são resguardadas com medidas protetivas emitidas pela Justiça. Na ocasião, a deputada convidou toda sociedade a participar da audiência pública, hoje à tarde, às 14h30, que tem como tema “Justiça pela Paz em Casa”.

GINÁSIO POLIESPORTIVO

JERNS REGIONAL DE NOVA CRUZ COMEÇA NESTA SEXTA FEIRA.

A abertura do evento se dará com o tradicional desfile dos alunos atletas cuja concentração se dará na Avenida Coronel José de Brito, em frente a Rádio Agreste FM a partir das 15:30 horas. Em seguida haverá a solenidade de abertura no Ginásio Poliesportivo “Giovana de Azevedo Targino”, com as presenças de autoridades dos municípios participantes, diretores e professores das escolas e os alunos/atletas e familiares.

__________________________

BRASÍLIA

REFORMA MINISTERIAL COMEÇARÁ POR MERCADANTE

A ideia é do presidente Lula, cujo talento político é reconhecido até pelos inimigos: a reforma ministerial no governo Dilma deve começar pelo ministro mais forte e mais problemático: Aloizio Mercadante (Casa Civil), acusado de sabotar a articulação política do vice Michel Temer. Sua saída significaria abrir as portas ao entendimento com o Congresso. Também é dele a sugestão mais ousada: nomear o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para chefiar a Casa Civil de Dilma.

O ‘RESOLVEDOR-GERAL’

Romero Jucá foi líder de vários governos, de FHC a Dilma, porque é um aliado leal e capaz de digerir os pratos mais indigestos da política.

PEDINDO BÊNÇÃO

Alvo de grosserias de Dilma, Romero apoiou Aécio Neves, em 2014. Mas, dias atrás, Dilma fez questão de prestigiá-lo em seu Estado.

COM ELE, NÃO DÁ

Lula advertiu a Dilma que, com Mercadante, ela não tem chance de garantir os 200 deputados necessários para barrar o impeachment.

SOLUÇÃO CONSENSUAL

A solução de substituir Mercadante por Romero Jucá saiu durante uma conversa de Lula com Renan Calheiros, na semana passada.

DEPUTADOS JÁ ARTICULAM SUBSTITUTO DE CUNHA

Deputados articulam o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Até alguns membros do PMDB duvidam que ele resista após ser denunciado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Na bolsa de apostas da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), derrotado por Cunha no início do ano, e Leonardo Picciani (PMDB-RJ), líder e fiel escudeiro de Cunha, são os principais candidatos.

__________________________

BRASÍLIA

Rogério Marinho tem reunião com empresários e parlamentares

O deputado federal Rogério Marinho se reúne nesta manhã de quinta-feira com empresários e parlamentares que fazem parte da Frente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Em pauta: reivindicações do setor para o desenvolvimento da economia.

AUDIÊNCIA

O prefeito Marcos Fernandes é recebido pelo governador Robinson Faria no final da tarde de hoje, 19.

O prefeito Marcos Fernandes é recebido pelo governador Robinson Faria no final da tarde de hoje, 19. Acompanhado dos vereadores Armando Araujo e Bazoca, o prefeito Marcos apresentou lista de reivindicações, e os nossos representantes receberam o aceno do governador Robinson de que a população de Umarizal pode contar com o apoio do Governo do Estado.

Vereador Armando Araujo, Governador Robinson, Prefeito Marcos e o vereador Bazoca. (Extraído do Blog Evandro Lima)

BANCADA FEDERAL

Vereadores potiguares tem reunião com bancada federal em Brasília

Os vereadores potiguares, que estão em Brasília na Marcha dos Vereadores, participaram de reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte. O encontro foi no início da noite desta quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados. Esteve presente o senador José Agripino (DEM), o líder da bancada, deputado Felipe Maia (DEM), os deputados Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Antônio Jácome (PMN), Walter Alves (PMDB), Rafael Motta (PROS) e Rogério Marinho (PSDB).

Na pauta de 13 pontos, destaque para o Aeroporto de Mossoró, o perímetro irrigado da Chapada do Apodi, retorno dos investimentos da Petrobras no estado, o projeto do porto graneiro, em Porto do Mangue, as estradas da Castanha e do Cajueiro, mais incentivo à interiorização do turismo, a transposição do São Francisco, os recursos para as barragens de Oiticica e Umarizeira, operação Carro Pipa, liberação de emendas, pacto federativo e parceria legislativa.

Deixar um comentário