PROCURADORES DA REPÚBLICA VOTAM EM LISTA TRÍPLICE

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

ANPR FARÁ CONSULTA À CARREIRA PARA FORMAR A LISTA TRÍPLICE

ANPR FARÁ CONSULTA À CARREIRA PARA FORMAR A LISTA TRÍPLICE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Na quarta-feira, dia 5 de agosto, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) fará consulta à carreira para formar a Lista Tríplice ao cargo de Procurador-Geral da República. Concorrem ao posto os subprocuradores-gerais Carlos Frederico Santos, Mario Luiz Bonsaglia, Raquel Elias Ferreira Dodge, e o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Das 10h às 18h30, cerca de 1.240 membros do Ministério Público Federal (MPF) – todos eles associados à ANPR – poderão votar por meio dos computadores cadastrados nas unidades do MPF espalhadas por todo o país. O voto é secreto e plurinominal, o que significa que cada eleitor pode votar em até três nomes para compor a lista.

O resultado da votação será divulgado até as 20h30, por meio de release à imprensa e do site da Associação (www.anpr.org.br).  Na quinta-feira, dia 6, a ANPR entregará a lista com os três nomes mais votados aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao Procurador-Geral da República e ao Conselho Superior do MPF.

Conforme prevê a Constituição Federal, compete ao Presidente da República fazer a indicação do nome do Procurador-Geral da República. Em seguida, o nome escolhido passará pelo crivo do Senado Federal, com sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e votação no Plenário da Casa.

O reconhecimento da escolha dos procuradores da República para o cargo de chefe do órgão é um avanço político importante para os membros do MPF por conferir caráter democrático à escolha do Procurador-Geral da República. A prática vem sendo respeitada desde 2003. (ANPR)

Saiba mais em www.anpr.org.br/lista-triplice.

SERVIÇO:

Votação – Lista Tríplice para PGR

Data: 04/08/2015

Hora: 10h às 18h30

Fonte:Diário do Poder

Deixar um comentário