TV Câmara Natal é destaque em seminário sobre Rede Legislativa de Rádio e TV Digital

Seminário Rede Legislativa - Foto ELPÍDIO JÚNIOR (1)

Primeira TV legislativa do Rio Grande do Norte e do Nordeste, a TV Câmara Natal, pertencente à Câmara Municipal de Natal, foi destaque em seminário sobre Rede Legislativa de Rádio e TV Digital que aconteceu na tarde desta segunda-feira (31), na Assembleia Legislativa. O encontro reuniu parlamentares das esferas municipais, estadual e federal do RN e destacou a importância da implantação da rede legislativa no interior do país.

Ao discursar sobre o impacto da TV para os trabalhos legislativos, o presidente da Câmara de Natal, vereador Franklin Capistrano (PSB), frisou sobre o grande alcance do mandato dos vereadores. “A TV legislativa é um instrumento importantíssimo da democratização da comunicação, principalmente entre os parlamentares e o povo. Ela atende àquilo que clama a era em que vivemos na política: transparência”, afirmou.

Na presença de deputados federais do RN Rogério Marinho (PSDB), Antônio Jácome (PMN) e Rafael Motta (PROS), e do secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Cleber Verde (PRB-MA), Franklin reforçou a luta da Câmara Municipal de Natal em conquistar agora a Rádio FM Legislativa.

“Faço esse pedido diante de vocês porque já estamos em conversa com a bancada federal para viabilizar nossa rádio e aumentar o alcance dos nossos trabalhos, de modo que o telespectador e ouvinte possam saber o que o seu vereador está fazendo, qual o seu papel e com a Câmara contribui para a sociedade”, disse.

O Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital foi viabilizado através de uma parceria entre a Câmara de Natal, Assembleia Legislativa do RN e a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). Evelin Maciel, vice-presidente da Astral, comentou que, para aderir à Rede Legislativa, as câmaras municipais precisam de um investimento orçamentário que vai de R$ 300 mil a R$ 500 mil.

“Nós fazemos as assinaturas de convênio de acordo com o interesse das câmaras. Porém, nós sabemos que a maior dificuldade das casas legislativas é orçamentária, tendo em vista que é preciso desse investimento inicial”, destacou Evelin.

Durante o evento, o vereador Jório Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró e da Federação das Câmaras do RN (Fecam), fez a assinatura do convênio, que lhe dará agora condições de começar a equipar a Câmara para a transmissão das atividades legislativas de Mossoró, Câmara dos Deputados e Senado.

“Já fazíamos as transmissões em um canal fechado, mas agora tornaremos os trabalhos da Câmara de Mossoró públicos. Agora, os mossoroenses poderão conhecer melhor nosso trabalho pela cidade”, afirmou.

Além dos parlamentares, o evento contou com a participação dos diretores da TV Câmara, Virgínia Coelli, e da TV Assembleia, Bruno Giovanni, que falaram um pouco de suas experiências e projetos de expansão das duas emissoras.

“Posso dizer que a TV Câmara já faz parte do mandato dos vereadores, quando nós reproduzimos não só o que está acontecendo nas sessões ordinárias, como também nos eventos realizados nas comunidades. Nós podemos estar em qualquer lugar da cidade, levando os trabalhos legislativos para o conhecimento da população. Isso é maravilhoso”, comentou Virgínia Coelli.

Texto: Carolina Souza

Fotos: Elpídio Júnior

Deixar um comentário