#VárzeaDigital leva tecnologia e resgata hábito no Agreste do RN

IMG_6944

Um projeto pioneiro na região agreste do RN busca proporcionar a democratização da internet vem sendo desenvolvido na cidade de Várzea, distante 85 quilômetros de Natal. Denominado, #VárzeaDigital, o trabalho foi resgatado pelo empresário Teo Tomaz como forma de também fazer os moradores retomarem um hábito antigo: o de frequentarem a praça da cidade.

Atual secretário de Desenvolvimento em Goianinha, Teo é natural de Várzea e disse que democratizar a internet é algo muito importante nos dias atuais tendo em vista que a tecnologia tem crescido fortemente em todo o mundo. “Vemos que o acesso à internet hoje é algo de grande importância para o cidadão”, declarou.

Além disso, ele comentou que a ideia do #VárzeaDigital ser instalado em algumas praças da cidade serve para que o morador possa retomar um costume típico do interior, que é frequentar as praças públicas. “A pessoa pode acessar a internet e também conversar com seus amigos nestes locais promovendo uma boa interação real e virtual”, explicou.

Atualmente, o projeto já está em funcionamento em sete praças de Várzea: da Igreja, a pracinha (atrás da igreja), do CRAS, do Encontro, do Arnor Coelho, e nas duas praças chamadas “Praça dos Ricos”.

Os próximos pontos para instalação do #VárzeaDigital são: o Largo do Bairro Novo (antigo pátio de vaquejada) e nas duas pracinhas da Rua do Arame.

Além disso, a ampliação do projeto também consiste em instalar câmeras wifi nos pontos onde o #VárzeaDigital funcionar e tem oobjetivo de trazer a possibilidade ao Varzeano que está em outro lugar possa visitar sua cidade através das lentes das câmeras e, também para pessoas de outras cidades conhecerem um pouco da rotina de Várzea. Além disso, visa coibir o aumento de incidências da criminalidade. “Quando tronar-se público que ao entrar em Várzea Você já está sendo filmado, o bandido vai procurar outra lugar para realizar os delitos”, disse Teo Tomaz.

 

Deixar um comentário