Cunha foi informado sobre o bloqueio de contas

Marcelo Camargo/ABr

“Eduardo Cunha foi informado sobre o congelamento de seus ativos”, informou a Procuradoria-Geral da Suíça sobre o bloqueio das contas bancárias secretas que têm como beneficiários o presidente da Câmara e familiares dele. Veiculada pelo Estadão nesta terça-feira (6), a novidade deixa novamente em má situação o presidente da Câmara, que dissera na semana passada desconhecer as informações noticiadas sobre suas contas na Suíça.

A Procuradoria suíça já havia comunicado que decidira transferir para o Brasil os autos de investigação aberta em Genebra contra Cunha em abril, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Em nota oficial, a Procuradoria-Geral da República confirmou a transferência do papelório, informou que as contas vinculadas a Cunha estavam bloqueadas e anunciou que o processo inaugurado na Suíça passaria a correr na Suprema Corte brasileira.

A situação política de Eduardo Cunha, que já era precária, tornou-se hemorrágica. Há seis meses, em “depoimento espontâneo” à CPI da Petrobras, o deputado dissera que não tinha contas na Suíça. Conforme já comentado aqui, a mentira e a ocultação de patrimônio são motivos clássicos para caracterizar a quebra de decoro parlamentar, que sujeita os responsáveis à cassação do mandato.

No momento, procuradores da República que integram a força-tarefa da Lava Jato apuram se Eduardo Cunha possui outras contas no estrangeiro além daquelas já identificadas na Suíça.

Fonte:Blog do Josias de Souza

Deixar um comentário