Festa do Boi: Governador lança projeto “Palmas RN” e entrega kits do programa “Velas ao Vento”

robinson_kit

O Governador Robinson Faria fez o lançamento do Programa “Palmas para o RN” na noite desta quinta-feira, 15, durante a Festa do Boi, no Parque Arístofanes Fernandes, em Parnamirim. A iniciativa, executada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), consiste na produção e distribuição do vegetal, como uma importante alternativa para manter viva a pecuária no estado.

“Temos um governo comprometido com o pequeno produtor. E a palma, neste momento de grande crise hídrica, pode salvar produção de carne e leite no Rio Grande do Norte e o emprego no campo”, ressaltou o governador Robinson Faria. O programa ainda inclui a distribuição de uma cartilha, na qual o produtor rural encontrará todo o roteiro para produzir esta alimentação animal, absolutamente compatível com nosso clima predominante no estado.

O líder do executivo estadual, durante a cerimônia, ainda entregou alguns kits do projeto Velas ao Vento, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). A ação marcou a retomada do projeto que visa oferecer capacitação tecnológica e estrutura física à quase 900 pescadores artesanais potiguares e estava parado desde 2014. Os kits incluem equipamento de georreferenciamento (GPS) e velas para embarcações.

Escritório da Emparn

Festa d boi fot Ivanizi8o Ramos8

Toda a solenidade aconteceu no novo escritório da Emparn no Parque Aristófanes Fernandes, inaugurado também na noite desta quinta-feira. A base recebeu o nome de Rommel Mesquita de Faria, engenheiro agrônomo e pesquisador falecido que foi presidente da Emparn e liderou importantes projetos de pesquisa e extensão rural.

O espaço servirá para acolher e auxiliar produtores rurais durante os eventos realizados no parque. “Estamos cumprindo nosso papel de identificar e fortalecer as cadeias produtivas do nosso estado. Estamos transformando a Festa do Boi em uma festa de trabalho para o fortalecimento da agropecuária”, assinalou o governador, que ainda se disse honrado pela homenagem ao seu irmão.

Homenagens

Festa d boi fot Ivanizi8o Ramos14

O governador Robinson Faria ainda foi congratulado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com a comenda Amigo da Apae Parnamirim, entregue em mãos, durante a solenidade.

E em nome de seu pai, Osmundo Faria, Robinson recebeu homenagem durante o leilão oficial da raça Sindi, realizada na Festa do Boi. A comenda atesta o pioneirismo do pai do Governador na criação da raça no Rio Grande do Norte.

Fotos de Ivanizio Ramos.

 

Deixar um comentário