Senadores e Movimento pela Reforma Política definem estratégias para evitar aprovação de PEC

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e um grupo de senadores favoráveis ao fim do financiamento empresarial de campanha reuniram-se na tarde desta quinta-feira (01) com os coordenadores do Movimento pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas para traçar estratégias contra a aprovação da PEC 113/2015, que visa a alterar o texto constitucional para permitir que as empresas possam fazer doações nas campanhas políticas.

O movimento Coalizão, que têm à frente a Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB)  e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fará uma plenária na próxima terça-feira (6) a fim de chamar a atenção da sociedade para seu projeto de reforma política democrática, que prevê, entre outras coisas, o fim do financiamento empresarial de campanhas.

“Nossa luta não terminou. Querem ressuscitar a tese do financiamento empresarial, com a aprovação da PEC 113, mas nós, senadores progressistas, e a sociedade civil estamos atentos. Não vamos deixar que isso aconteça”, destacou Fátima Bezerra. No último dia 17, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a três, que é inconstitucional a doação por empresas a campanhas políticas porque privilegia o poder econômico, desequilibrando as eleições. Desde então, teve início uma movimentação no Congresso Nacional para reverter essa situação.

Deixar um comentário