Assembleia discute proposta de carreira única para policiais e bombeiros da PM

Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) a Assembleia Legislativa vai realizar na próxima quarta-feira (25), audiência pública sobre a proposta de carreira única para policiais e bombeiros da PM. A carreira única está sendo defendida pela categoria e entre outras mudanças, propõe que todo aprovado em concurso policial iniciaria como soldado PM ou bombeiro e teria a chance de progressão na carreira.

“A proposta de carreira única traz muitas vantagens. E a adequação do sistema frente aos novos desafios no tocante à segurança pública e defesa social em uma sociedade cada vez mais complexa, que exige dinamismo e um profissional valorizado e motivado”, disse a parlamentar.

A progressão na carreira incluída proposta de carreira extingue a distinção que há entre praças e oficiais e ao permitir a progressão na carreira, dá a chance para que todo aprovado em concurso possa chegar ao posto de Coronel. O modelo atual é considerado como gerador de umapartheid hierárquico e excessivamente verticalizado, que possibilita situações como, por exemplo, o fato de um subtenente com 29 anos de carreira e mais de 47 de idade, com ampla experiência profissional, ser subordinado a um jovem com 22 anos de idade e sem nenhuma experiência.

 

Deixar um comentário