Condições piores de financiamento imobiliário faz procura por aluguel crescer 35,5% no país

As condições mais difíceis para o financiamento imobiliário pela Caixa Econômica, desde abril deste ano, provocaram um aumento de 35,5% na demanda por aluguel no país, na comparação entre aquele mês e setembro.

Segundo uma pesquisa do VivaReal, portal de anúncios imobiliários, enquanto a procura por compra saiu de 69%, em abril, para 58%, em setembro, a demanda por aluguel passou de 31% para 42%, nos mesmos meses.

Lucas Vargas, vice-presidente executivo do VivaReal, explica que, além da alta dos juros, um dos principais motivos para esse cenário foi o aumento de 20% para 50% do valor mínimo para entrada em imóveis usados nos empréstimos na Caixa Econômica:

— Outros bancos também começaram a impor regras mais rígidas. As pessoas começaram a perceber que não conseguiriam comprar os imóveis com as condições que havia no mercado.

Com a crise econômica, os preços dos aluguéis vinham caindo este ano. Mas a migração do financiamento para a locação reverteu esse quadro desde o mês passado:

— Em nível nacional, o valor do aluguel subiu acima da inflação em outubro. Nos meses anteriores, ele ficava abaixo — relata Vargas.

A HORA DA ESCOLHA

Estabilidade

O professor de finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV) Luis Eduardo Franco de Abreu recomenda uma análise de cinco pontos antes de fazer financiamento. O primeiro: “A empresa onde trabalho está bem no mercado? Se perder o emprego, terei facilidade em conseguir outro? Caso fique desempregado, estou preparado para as exigências do mercado?”

Momento familiar

É necessário se perguntar: “Meu casamento está estável? Quero ter mais filhos? Terei de estar ao lado dos meus pais quando envelhecerem?”

Facilidade logística

É preciso ponderar também em que bairros , por exemplo, ficam as quatro principais possíveis escolas para os filhos. É importante que a pessoa defina se quer ficar próxima da escola, do lazer ou do emprego.

Orçamento

É preciso se perguntar: “Se eu ficar com menos dinheiro na mão por causa de uma prestação maior do que gastaria com aluguel, eu ficarei feliz suprimindo gastos com outras coisas que fazia antes de adquirir o imóvel?”.

Planos

Analise se você deseja mudar de região. Nessa hora, é preciso pensar em um planejamento familiar, aliando a vida profissional à vida pessoal.

Fonte:extra.globo

Deixar um comentário