Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Plenário mantém cassação de prefeita eleita de Mossoró (RN)

Sessão plenária do TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, dez recursos em que a ex-prefeita de Mossoró (RN) Claudia Regina (DEM) e seu vice Wellington Filho (PMDB) pediam a reversão da decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que cassou o mandato dos dois. Em todos os processos, as infrações eleitorais são sobre abuso de poder econômico, político, compra de votos e captação de votos, entre outros.

Os ministros seguiram os votos da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que negou provimento a todos os recursos ajuizados no Tribunal. As acusações contra a ex-prefeita se baseiam em promessas e doações de dinheiro e bens realizadas em favor da campanha eleitoral, apreensão de camisetas padronizadas no dia da eleição, utilização de helicóptero na campanha, utilização de veículos em propaganda, uso da máquina administrativa municipal, doação de bens públicos em período vedado e irregularidades na prestação de contas.

A ex-prefeita e o vice também foram afastados por gastos irregulares, entre os quais é citado o fato de a ex-governadora Rosalba Ciarlini ter usado o avião do Executivo estadual na campanha de Cláudia Regina. Apenas no último mês de campanha de 2012, a governadora teria desembarcado 56 vezes com o avião do governo em Mossoró.

Ainda consta da lista de acusações, utilização de recursos materiais e humanos da prefeitura na realização da campanha eleitoral, exoneração de servidores em decorrência de suposto apoio político ao candidato oposto, distribuição de fardamento nas cores da campanha dos candidatos eleitos, superexposição da primeira representada nos meios de comunicação, em especial nos jornais Gazeta do Oeste, Correio da Tarde e Jornal de Fato, utilização de dezenas de carro de som em toda a cidade de Mossoró, inauguração de bem público em evento político eleitoral, doação de bicicletas, cadeira de rodas, camisas, pacotes de cimento, pares de óculos e promessa de doações a instituições de caridade, além de recebimento de doações após o dia das eleições. Em todos os processos, a inelegibilidade é de oito anos.

O município de Mossoró é o segundo maior do Rio Grande do Norte, localizado a cerca de 280 quilômetros da capital Natal.

BB/JP

Processos relacionados: Respes 162, 417, 24358, 31375, 41767, 53977, 77189, 77614, 78136 e 93554

REVELAÇÃO

EZEQUIEL FERREIRA VAI DEIXAR O PMDB E PODERÁ PRESIDIR O PPS NO ESTADO

Qual será o novo partido de Ezequiel Ferreira

Wober JuniorO presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB)  teria confidenciado a um ex- prefeito da região do Agreste, aliado seu e também filiado ao PMDB,  na vaquejada realizada no Parque Arapuar em Santo Antonio, que vai pedir desfiliação do PMDB e presidir um partido no Estado. Especulação é que o partido poderá ser o PPS, comandado pelo ex-deputado estadual, Wober Junior. Já no blog de Thaísa Galvão, o presidente estadual do PPS,  Wober Júnior,  admite entregar a presidência do partido ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

FESTA DE ANIVERSÁRIO

Vereadores Beto Martins e Aluísio Sena prestigiam aniversário de Tomba em Santa Cruz 

Tomba e os vereadores de Nova Cruz

Apenas os vereadores Humberto Martins e Alusio Sena marcaram presenças no aniversário do deputado estadual Tomba Faria em Santa Cruz.

RCN é destaque no programa Fantástico da Rede Globo

Reportagem RCN Fantástico

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (1º), o ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esclareceu detalhes do Registro Civil Nacional (RCN), que poderá ser utilizado como identidade única do cidadão brasileiro. “Vamos dar um pulo de 100 anos na maneira de identificar o cidadão no nosso país”, disse o ministro.

A entrevista foi concedida ao repórter Marcos Losekann, que mostrou em sua reportagem o alto grau de tecnologia adotado pela Justiça Eleitoral na identificação biométrica, que reconhece o eleitor pela impressão digital. Conforme explicou o repórter, esse tipo de identificação é muito mais eficaz do que “a velha foto 3×4 e a assinatura à caneta” utilizadas em documentos como RG e CPF.

Ele ainda explicou que as digitais não permitem duplicidade e que esse recurso tem sido utilizado pelo TSE para cadastrar os eleitores brasileiros. “Um sistema antifraudes operado por um super programa de computador que impede que uma mesma pessoa vote mais de uma vez”, disse o repórter.

Ainda de acordo com a reportagem, nos moldes atuais, com RGs sendo emitidos pelos governos estaduais, qualquer brasileiro pode tirar, legalmente, 27 carteiras de identidade nos 26 estados e no Distrito Federal. “O que se poderá fazer é, exatamente, por meio desse projeto, se dar a tranquilidade de que o cidadão é um só, não são dez”, enfatizou o ministro Dias Toffoli ao defender a adoção do RCN como um documento único nacional.

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSB TOTALMENTE INATIVO NO RN

Wilma diz que "busca pelo poder" é natural na democracia (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Foto: Divulgação

O diretório do partido do PSB estadual se encontra totalmente inativo, de acordo com o site do TSE. Desde o dia 23 de outubro, que os membros do diretório estadual do partido do PSB do RN se encontram inativo. Uma coisa que já preocupa a ex- governadora e atual vice- prefeita de Natal, Wilma de Faria.

Deixar um comentário