Hoje (19) é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

O TRABALHO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA MATERNIDADE JANUÁRIO CICCO, REFERÊNCIA EM GESTAÇÃO DE ALTO RISCO.

Estabelecer relações adequadas entre mãe e filho e consequentemente o desenvolvimento psíquico saudável da criança é um dos objetivos da intervenção terapêutica ocupacional.

Sendo uma unidade de atendimento a alta complexidade, a Maternidade Escola Januário Cicco, MEJC, atendendo os pressupostos da Política Nacional de Humanização (PNH), que propõe a adequação de serviços e a promoção de uma ambiência acolhedora e confortável, tem em seu escopo funcional intervenções terapêuticas ocupacionais, buscando estabelecer relações adequadas entre mãe e filho e consequentemente o desenvolvimento psíquico saudável da criança.

Durante a evolução da vida, o ser humano vivencia períodos onde as ocorrências de fatos naturais ou acidentais passaram a exigir dele mesmo um mecanismo de resposta adaptativa. O desenvolvimento do ciclo gestacional leva em conta esse conceito de crises evolutivas e vem sendo reconhecido como um período de busca adaptativa, o que justifica oferecer uma assistência integral e humanizada à gestante, permitindo a mudança da rotina hospitalar, a continuação das preparações para a maternidade, e suavizando a sensação de ruptura do convívio familiar e das suas atividades e papéis anteriores à internação e é neste contexto que também está inserido o terapeuta ocupacional.

A equipe de Terapeutas Ocupacionais (TO) da MEJC, formadas hoje por quatro profissionais, prestam um serviço de referência no setor de Alto Risco, na Unidade Canguru, no Ambulatório de Climatério, na Unidade de Terapia Intensiva Materna (UTIM) e na Unidade de Terapia Neonatal (UTIN), trabalhando em todas as áreas, o vínculo biopsicossocial do paciente, ou seja, físico, mental e social.

“O objetivo da terapia ocupacional é criar condições favoráveis para a reabilitação, inserção social e melhoria da qualidade de vida de pessoas com dificuldades no desempenho de suas atividades diárias, promovendo a reabilitação, estimulação e inibição quando necessária” é o que afirma a TO Milla de Holanda Galvão, integrante da equipe da MEJC e especialista em cuidados pediátricos.

A atividade de inibição é muito presente em pacientes da UTIN, explica a TO Tacyanne Bilro também responsável pelo grupo terapêutico do ambulatório de climatério da MEJC, “A inibição se faz necessário junto aos bebes prematuros da UTIN, em diversos procedimentos e é ela que possibilita um melhor conforto deste bebe, evitando que o mesmo se desorganize ou chore initerruptamente o que pode provocar um dano ou atraso no desenvolvimento infantil, que só será percebido no decorrer de seu crescimento”.

Para, Letícia Cristina, estudante de 18 anos e mãe de primeira viagem, o trabalho realizado pela equipe de terapia ocupacional da maternidade, tem ajudado muito na relação dela com a filha. “Agradeço a Deus está recebendo essas orientações em como lhe dar com minha filha, como pegar nela, como estimular a mãozinha dela, é um trabalho necessário e muito útil para a minha relação diária com ela”, afirma a mãe.

 A criança diagnosticada com microcefalia apresenta uma deformidade nos dedos da mão esquerda, está internada na UTIN e é assistida pelas terapeutas ocupacionais diariamente. “Colocamos no bebe a órtese para promover o alongamento muscular e a abertura da mão”, explica Tacyanne Bilro.

Na MEJC, além dos trabalhos de reabilitação, estimulação e inibição junto aos bebes prematuros, são realizadas também atividades de conscientização em prol do vínculo materno-infantil que abordam questões como os primeiros cuidados com o bebe, a amamentação, o primeiro banho, questões estas, relacionadas às chamadas Atividades de Vida Diária (AVDS) e que fazem parte da rotina que se estabelece entre a mãe e o filho.

Thaysa Galvão

 

Deixar um comentário