Comissões podem ser renovadas em 2016

Com o início do ano legislativo, a composição das comissões temáticas da Assembleia Legislativa pode ser renovada. Os grupos de trabalho da Casa são responsáveis por analisar os projetos, de acordo com os temas, e emitir pareceres que possibilitam as votações em plenário. Sem a formação das comissões, somente projetos em regime de urgência, quando a tramitação é dispensada, poderão ser votados.

A Assembleia possui ao todo oito comissões: de Constituição, Justiça e Redação; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior; de Minas e Energia; de Administração, Serviços Públicos e Trabalho; de Finanças e Fiscalização; de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social; e de Saúde.

Dentre as comissões, as com maior volume de projetos são as de Constituição e Justiça e a de Finanças. A primeira porque todos os projetos têm de ser analisados por esse grupo de trabalho. A segunda porque recebe todas as matérias financeiras, incluindo o orçamento estadual.

Além do trabalho de debate e votações semanais, os deputados estaduais que fazem parte das comissões analisam os projetos, como relatores ou membros, definindo pela aprovação, alteração de emendas ou rejeição do projeto de lei.

Deixar um comentário