Memorial do Legislativo vai permitir visita virtual

O acervo que preserva boa parte dos 180 anos de história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte poderá em breve ser acessado de qualquer parte do mundo. O Memorial do Legislativo Potiguar terá seu próprio site, que vai permitir um tour virtual de 360º graus e a consulta da história via documentos, fotografias e a cronologia dos fatos mais marcantes que remontam ao tempo do Brasil imperial. O projeto está em andamento e faz parte das metas do Planejamento Estratégico implantado pela atual gestão, imprimindo a marca da modernidade e transparência ao Legislativo do RN.

 “Documentos raros que foram preservados e que contam a história do Poder Legislativo do nosso Estado estarão disponibilizados, permitindo aos estudantes e aos cidadãos em geral o conhecimento acerca dos fatos”, afirma a coordenadora do Memorial, jornalista Bernadete Oliveira.

Em estado bastante avançado, o site tem a colaboração do Setor de Informática. No momento, está sendo realizado o cadastro virtual da biografia dos mais de 800 parlamentares que já tomaram assento ao longo das 61 legislaturas desde que a Assembleia Legislativa foi instalada, em 1835. O trabalho prévio de levantamento já foi realizado pela equipe do setor.

Será possível ao internauta ter acesso a documentos, ao mobiliário da época e conhecer a sede do Memorial através de um tour virtual de 360º graus. Um dos documentos raros é a constituição de 1891, que foi totalmente digitalizada num trabalho delicado para não danificar suas páginas. A constituição original foi um presente do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN) ao Memorial, que está localizado no 2º andar da sede da Assembleia Legislativa.

Deixar um comentário