Manifestantes fazem atos contra Dilma em ao menos 20 Estados e no DF

Os protestos deste domingo (13) contra a presidente Dilma Rousseff e seu governo ocorrem em ao menos 20 Estados e no Distrito Federal. Até o momento, os atos reuniram cerca de 600 mil pessoas em todo o país, segundo estimativas da PM (Polícia Militar).

Os manifestantes pedem o impeachment de Dilma e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Operação Lava Jato.

Os partidos de oposição consideram as manifestações deste domingo como fundamentais para a aprovação do impeachment no Congresso. A avaliação é que sem um forte apoio popular, a oposição não terá votos suficientes para conseguir afastar a presidente.

Lideranças do PT dizem estar “tranquilos” com as manifestações e afirmam que o tamanho dos atos “não surpreende”. Eles também avaliam que os atos de hoje não são determinantes para definir o apoio ao governo.

“É preciso esperar. Vamos ver como o nosso lado se manifesta. Não podemos avaliar o cenário político apenas com base nas manifestações da oposição”, disse o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA).

Em São Paulo, já é grande o número de manifestantes na avenida Paulista. É esperado que líderes dos partidos de oposição participem do protesto no caminhão do MBL (Movimento Brasil Livre).

 

Natal 

Natal saiu também de verde e amarelo para protestar contra o governo Dilma

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

SP: Manifestantes ocupam mais de 2 km da Avenida Paulista

Em Brasília, os participantes fizeram um minuto de silêncio na frente da praça do Museu da República e em seguida realizaram uma caminhada até a praça das Bandeiras, próxima ao Congresso Nacional. No encerramento do ato, eles cantaram o hino nacional. A PM estimou em 100 mil o número de manifestantes.

No Rio, quatro caminhões de som acompanham o protesto em Copacabana, zona sul do Rio. Os manifestantes caminharam cerca de 2 km em direção ao bairro do Leme, também na orla. O comando do 19º batalhão da PM, de Copacabana, estimou entre 80 mil e 100 mil o número de manifestantes.

A Polícia Militar prendeu em Copacabana um homem que levava dentro de uma mochila duas máscara de gás, cordas, correntes e um extintor de incêndio. Ele foi liberado depois de prestar esclarecimentos. Outras três pessoas, que estavam na praia e começaram a demonstrar apoio ao governo, iniciaram uma confusão e a PM teve de isolar o trio e afastá-los da multidão.

Manifestantes de Maceió criaram o “jararaleco”, uma menção ao ex-presidente Lula

Em Belo Horizonte, a principal concentração ocorreu pela manhã na praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira. A PM estimou em 30 mil o número de manifestantes. O ato teve a participação do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que classificou as manifestações como uma “festa da cidadania”.

Em Curitiba, 110 mil pessoas participaram dos atos segundo a PM. A manifestação se concentra principalmente na praça Santos Andrade, Rua XV e Boca Maldita. Um manifestante que levava fogos de artifício sob a camisa foi detido. Segundo a PM, ele poderia causar transtornos ou até mesmo ferir manifestantes.

No Recife, manifestantes começaram por volta das 11h a caminhada na avenida Boa Viagem. São usados trios elétricos e um boneco gigante do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

A manifestação em Salvador foi encerrada com uma caminhada até o Farol da Barra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20.000 pessoas participaram do ato e não houve incidentes.

Em Maceió, cerca de 25 mil pessoas, segundo a PM, percorreram as avenidas Álvaro Otacílio e Silvio Carlos Vianna.

O interior de São Paulo teve protestos em Campinas, Ribeirão Preto, PiracicabaMogi das Cruzes e Jundiaí. Em Ribeirão Preto, o suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no Estado, governado pelo tucano Geraldo Alckmin, também foi um dos motes do protesto. Um grupo de manifestantes porta faixas com as frases “Cadê o dinheiro da merenda? Nem PT, nem PSDB”.

Também foram realizados protestos no Pará, RondôniaMaranhãoTocantins, Espírito SantoSanta Catarina, Rio Grande do SulParanáGoiásCeará, Rio Grande do NorteAmapá, Sergipe e Paraíba.

Fonte:UOL Notícias Política

Deixar um comentário