MINISTRO GILMAR MENDES É O NOVO PRESIDENTE DO TSE

CORTE ELEITORAL
TOFFOLI AFIRMOU ESTAR SATISFEITO EM TER MENDES COMO SUCESSOR

GILMAR MENDES DESTACOU QUE O BRASIL ENFRENTA UM MOMENTO DE “TENSÕES EXACERBADAS” FOTO: LULA MARQUES/ AGÊNCIA PT

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu nesta quinta-feira (7) Gilmar Mendes como o novo presidente da Corte Eleitoral e Luiz Fux como vice-presidente. Eles assumem no dia 12 de Maio.

O atual presidente Dias Toffoli fez um breve discurso onde afirmou estar alegre e satisfeito em ter Mendes como seu sucessor, “a história de vossa excelência nos órgãos públicos pelos quais passou, em importantes cargos da República, demonstra que, em todos eles, vossa excelência inovou, aprimorou e criou ritos institucionais republicanos, pondo fim à cultura de personalismo. Sempre foi vocacionado a institucionalizar práticas”, disse Toffoli.

Mendes agradeceu a confiança nele depositada, assim como as palavras do ministro Toffoli, “senti-me extremamente honrado em retornar a esta Casa e ter atuado como seu vice-presidente, podendo colaborar nessa profícua e marcante gestão, que todos nós temos a satisfação de reconhecer”.

O ministro também  elogiou a gestão de Toffoli no TSE , “com uma fase extremamente difícil do país e, nesse contexto, ele soube não apenas manter o papel da Justiça Eleitoral, mas tomou providências importantes no sentido do aprimoramento de todo o sistema”.

Gilmar Mendes destacou que o Brasil enfrenta um momento de “tensões exacerbadas”, e considerou que as eleições municipais serão desafiadoras, devido ao grande número de candidatos e com a nova legislação.

Fonte:Diário do Poder

 

Deixar um comentário