VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT JÁ TEM 33 SENADORES INSCRITOS PARA DISCURSAR

SESSÃO LONGA
CADA SENADOR TERÁ ATÉ 10 MINUTOS PARA FALAR SOBRE IMPEACHMENT

SESSÃO SERÁ COMANDADA PELO PRESIDENTE DO STF, RICARDO LEWANDOWSKI. (FOTO: ANTONIO CRUZ/ABR)

Até o encerramento dos trabalhos do Senado nesta segunda-feira, 33 senadores já haviam se inscrito para discursar na sessão que pode determinar o prosseguimento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. A discussão, que começa nesta terça-feira (9), deve entrar pela madrugada de quarta-feira (10).

Cada senador terá até dez minutos para falar. Fora os que já se inscreveram nesta tarde, outros senadores poderão se inscrever ao longo de toda a sessão. Na última votação, que afastou provisoriamente a presidente, mais de sessenta senadores discursaram.

Antes dos discursos, entretanto, a oposição vai trabalhar para atrasar a sessão. De acordo com o ex-líder do governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a tropa de choque da presidente apresentará dez questões de ordem. São questionamentos ao processo que devem ser respondidos pelo presidente da sessão, no caso, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, cabendo ainda recurso ao plenário.

Após as questões de ordem, o Senado deve dar sequência ao rito acordado com Lewandowski. O primeiro a falar, será o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), para apresentar o voto favorável ao impeachment. Em seguida, todos os senadores inscritos terão o seu tempo de fala. Por fim, a acusação e a defesa terão, cada uma, 30 minutos para apresentar seus posicionamentos.

Após as falas, inicia-se uma votação eletrônica. Para dar prosseguimento ao processo, é preciso maioria simples dos votos, ou seja, metade dos senadores presentes mais um. Caso a maioria concorde em seguir com o impeachment, Dilma se tornará oficialmente ré no processo. (AE)

Fonte:Diário do Poder

Deixar um comentário