Prazo para renovação do Fies é adiado para 15 de dezembro

Um terço dos 1,5 milhão de contratos ainda precisam ser aditados

POR RENATA MARIZ

BRASÍLIA – O governo prorrogou o prazo para a renovação, referente ao segundo semestre deste ano, dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes terão até 15 de dezembro para fazer o aditamento, que garante a continuidade do financiamento. O período terminava nesta segunda-feira. Mas como ainda existem cerca de 500 mil contratos não renovados, um terço do total de 1,5 milhão que precisam passar pelo processo, foi preciso esticar o prazo.

O atraso nos aditamentos ocorreu devido a dívidas que o governo tinha com as instituições bancárias (Caixa e Banco do Brasil) que operacionalizam o Fies. Foi preciso obter um crédito adicional de recursos, autorizado pelo Congresso, neste mês, para que o aditamento pudesse ser aberto.

Segundo o MEC, o procedimento de renovação continua o mesmo. Os estudantes precisam validar as informações no sistema e, no caso de aditamentos não simplificados, procurar os agentes financeiros do Fies (Caixa ou Banco do Brasil) para formalizar a renovação dos contratos.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades, depois os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies, o sistema oficial de operacionalização do Fies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprovatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Fonte:Extraído do O GLOBO

Deixar um comentário