AMLAP realiza reunião com prefeitos e discutem projetos no setor da educação

Do Blog Daltro Emerenciano

A Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, reuniu nesta sexta-feira(17), prefeitos e secretários de Educação para discutir assuntos referentes ao desenvolvimento e acompanhamento de projetos juntos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que disponibiliza aos municípios, estados e ao Distrito Federal projetos padrão para a construção de escolas do modelo Espaço Educacional Urbano e Rural.

O presidente da AMLAP e prefeito do município de Lagoa de Pedras, Raniere Amâncio, explicou que os principais entraves aos projetos municipais de infraestrutura educacional encaminhados ao FNDE são referentes a  prazos ou questões técnicas.

De acordo com Raniere os gestores municipais devem aderir ao modelo de gestão compartilhada na área de execução de projetos principalmente no que se refere a elaboração e acompanhamento de projetos de módulos educacionais.

Para explanar sobre projetos e diagnóstico de pendências técnicas na área de infraestrutura educacional a AMLAP convidou o arquiteto Tiago Lippold Radünz, ex- coordenador do setor de obras do FNDE, que é o órgão responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Na oportunidade, o arquiteto apresentou um diagnóstico detalhando os investimentos do MEC em infraestrutura educacional no RN nos últimos anos.

O palestrante explicou que os principais entraves aos projetos municipais de infraestrutura educacional encaminhados ao FNDE são referentes a  prazos ou questões técnicas.

De acordo com Randünz o total de obras financiadas pelo MEC no Estado, no período de 2007 a 2016, poderia ter sido maior caso os projetos apresentados pelas prefeituras fossem melhor elaborados. “Muitos projetos encaminhados pelo RN foram arquivados, seja por descumprimento de prazos ou deficiência técnica. Esse número seria mais elevado se os projetos fossem mais eficientes”, acrescentou.

Para o prefeito do município de Goianinha, Berg Lisboa, o compartilhamento de gestão por meio de uma assistência técnica especializada na área de planejamento, execução e acompanhamento de projetos é um modelo ousado e inovador que favorece os municípios.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, disponibiliza aos municípios, estados e ao Distrito Federal projetos padrão para a construção de escolas do modelo Espaço Educacional Urbano e Rural. O programa financia a construção de cinco modelos distintos de escolas, com uma, duas, quatro, seis e 12 salas de aula.

Fonte:http://www.blogdedaltroemerenciano.com.br

Deixar um comentário