Escola de Governo abre inscrições para curso preparatório para a aposentadoria

Escola de Governo abre inscrições para curso preparatório para a aposentadoria

Estão abertas a partir desta quarta-feira (8) as inscrições para a primeira turma de 2017 do Curso de Preparação para a Aposentadoria, voltado para servidores públicos estaduais que estão próximos de se aposentar. Os interessados têm até o dia 22 de fevereiro para se inscrever. O formulário de inscrição pode ser acessado no site www.escoladegoverno.rn.gov.r.

A capacitação é uma iniciativa do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Proap), coordenado pela Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). O curso será realizado em Natal, na sede da EGRN, sempre às quartas-feiras, das 8 às 12h, durante oito semanas. Os encontros iniciarão no dia 8 de março.

Em 2017, a carga horária do curso foi ampliada por causa da inserção de dois módulos novos na grade: empreendedorismo e educação financeira. De acordo com Selma Vasconcelos, coordenadora do Proap, essa inclusão é uma demanda das turmas anteriores. “Além disso, com mais encontros, agora os servidores ganham mais tempo para se dedicar à construção e apresentação do projeto de vida, que é a nossa última atividade do curso”, ressalta.

Ainda segundo a coordenadora, estão previstas mais cinco ofertas do curso para este ano, com outras turmas realizadas em Natal e também no interior. “Entre essas ofertas, promoveremos uma capacitação exclusiva para facilitadores na região oeste, a fim de que outras pessoas possam aprender com nossos conteúdos para implantação em seus órgãos”.

O Curso de Preparação para a Aposentadoria será ministrado por servidores envolvidos com o PQVST, psicólogos, especialistas jurídicos e financeiros, nutricionistas e educadores físicos. O objetivo é capacitar o servidor público estadual na transição trabalho-aposentadoria e seus aspectos psicossociais e legais envolvidos; em suma, é ajudar as pessoas a se organizarem da melhor forma para viver bem o período fora do campo formal de trabalho.

Deixar um comentário