TCE propõe parceria com UFRN em projetos para 2017

Novas parcerias entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram acertadas em reunião nesta quarta-feira, 15, no gabinete da Reitoria da UFRN. O presidente do TCE, Gilberto Jales, e o ouvidor Renato Dias solicitaram apoio da universidade em dois projetos desenvolvidos pelo tribunal a partir deste mês, como forma de ampliar a formação e fortalecer a gestão por meio da troca de conhecimentos.

No projeto “Sexta de Contas”, professores são convidados para ministrar palestras com temáticas que variam a cada edição do evento também aberto a estudantes interessados. Realizado bimestralmente, tem como intuito apresentar abordagens acadêmicas sobre os temas e a posterior discussão de como são aplicados no tribunal. O Projeto Conhecer, por sua vez, é um programa de visitação ao TCE destinado a universitários de cursos mais próximos da atuação do tribunal, tais como Direito, Administração e Ciências Contábeis.

Os coordenadores destes cursos na UFRN estavam presentes na reunião e demonstraram interesse em criar atividades de extensão para inserir seus alunos no projeto organizado pela Ouvidoria do TCE. “Essa é uma oportunidade de conhecer as atividades de fiscalização exercidas pelo tribunal no intuito de familiarizar-se com o controle externo”, explica o ouvidor Renato Dias. Na visita, os alunos ouvirão uma apresentação sobre o tribunal, conhecerão suas dependências e poderão assistir a uma sessão do Pleno.

A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, sugeriu a elaboração de um termo de cooperação para oficializar a parceria e tornar possível a realização conjunta de outros eventos. “A iniciativa do TCE é louvável, proativa e preventiva por meio da formação e da educação. Vamos trabalhar juntos no desenvolvimento da cidadania”, frisou.

Também participaram da reunião o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Maria das Graças Soares Rodrigues, a vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Maria Lussieu da Silva, e a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá.

Fotos: Cícero Oliveira

Deixar um comentário