Ciberataque se espalha em escala global e instituições no Brasil se previnem

A equipe de pesquisadores independentes de ciberseguridad Malware Tech criou um mapa com os sítios nos que se detectou o 'ransomware'.

El País 

O vírus (conhecido como malware) que atacou na manhã desta sexta-feira os equipamentos da Telefónica, em Madri, já chegou a várias dezenas de países. Do tipo ransomware, ele promove o sequestro de dados e cobra um resgate para liberar o sistema, tendo infectado várias empresas e instituições na Espanha, Taiwan, Rússia, Portugal, Ucrânia, Turquia e Reino Unido — neste último, o vírus causou um colapso no Serviço Nacional de Saúde —, segundo informações divulgadas pelas empresas especializadas em cibersegurança s21sec e Check-point. Costin Raiu, diretor global do grupo de pesquisadores e análises do Kaspersky Lab, uma empresa de segurança em informática, afirmou em um tuite que foram registrados mais de 45.000 ataques em 74 países. Até o momento, esses ataques não atingiram infraestruturas consideradas críticas.

O ataque que afetou a sede da multinacional de telecomunicações espanhola Telefónica reverberou no Brasil, onde a companhia controla a Vivo, de acordo com o jornal O Globo. A empresa divulgou nota, contudo, para dizer que seu sistema não foi afetado. “A Telefónica Espanha informa que na manhã de hoje foi detectado um incidente de segurança cibernética que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa. Imediatamente, foi ativado o protocolo de segurança para tais incidentes com a intenção de que os computadores afetados voltem a funcionar o mais rapidamente possível”, informou. A nota termina dizendo que “a Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança, mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação.” Leia mais

Deixar um comentário