Hospitais Universitários do RN participam de mutirão nesta quarta-feira

Serão realizadas consultas, exames e cirurgias com o objetivo de reduzir a demanda reprimida do SUS.

Nesta quarta-feira (31), os três hospitais universitários do Rio Grande do Norte, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e filiados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizarão mutirão de exames, consultas e cirurgias com o objetivo de reduzir a demanda reprimida nas unidades da rede do Sistema Único de Sáude (SUS).

A ação integra o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, que realizará mais de oito mil procedimentos nos 39 hospitais universitários filiados à estatal, localizados nas cinco regiões do Brasil.

Na MEJC serão realizados 50 exames de mamografia e 100 exames de ultrassonografia, os agendamentos já ocorreram na semana passada, portanto não existem mais vagas disponíveis para a realização dos exames.

O HUOL iniciou as atividades do mutirão na última sexta-feira (26), onde já foram realizadas 800 consultas com endocrinologista, 100 ultrassonografias da tireóide. Fora esses atendimentos a meta é realizar ainda 33 cirurgias de vesículas e correções de hérnias, além de 300 consultas oftalmológicas até o dia D, do mutirão.

Na cidade de Santa Cruz, interior do Estado, o HUAB irá disponibilizar 15 cirurgias ginecológicas, 28 consultas de pré-natal, 60 consultas de mastologia, 70 exames de mamografia, 150 ultrassonografias, além de exames laboratoriais e ações educativas.

O mutirão é direcionado para pacientes regulados, ou seja, pessoas que já estão inscritas no SUS à espera de um dos procedimentos.

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento mostra a relevância da Rede Ebserh para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressaltou Morais.

Pelo Brasil

O 2º Mutirão Nacional da Rede de Hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição.

Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão, incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Deixar um comentário